Foi realizado no dia 20 de junho de 2018, nas dependências do Astron Hotéis no centro de São José dos Pinhais, o
– 1º Encontro das Lojas Maçônicas de São José dos Pinhais.
Que contou com a participação das Lojas/Veneráveis pertencentes a Grande Loja do Paraná:
- Loja Cavaleiros da Arte Real Nº 76 – Venerável Mestre Irmão Marco Antonio Rechiutti.
- Loja Tradição e Antigas Obrigações Nº 122.- Venerável Mestre Irmão Felipe Pereira Cortez.
- Loja Colunas do Afonso Pena Nº 133 – Venerável Mestre Irmão Cleber Eduardo Morais Machado.
- Loja Giuseppe Garibaldi Nº 145.- Venerável Mestre Irmão Maurilei Ruggi.
- Loja Francisco de Paula Killian Nº 152 – Venerável Mestre Irmão José Claudio Pelincer.
- Loja Luiz Victorino Ordine Nº 168.- Venerável Mestre Irmão Carlos José de Oliveira Mattos.
- Loja Arquitetos da Paz Nº 171. Venerável Mestre Irmão Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho.
- Loja Phoenix Nº 179. – Venerável Meste Irmão José Augusto de Camargo
E da Loja pertencente ao Grande Oriente do Brasil (Pr).
- Loja Gralha Azul Nº 2514
O Encontro foi aberto pelo Eminente Delegado do Grão Mestre para o 31º Distrito Irmão Roberto Aparecido Piercaczyk e Presidido pelo Venerável Mestre da Loja Cavaleiros da Arte Real Irmão Marcos Recchiutti, que compôs a Mesa Principal, com os Veneráveis Mestres das Lojas Participantes, o Irmão Manif Antonio Torres Júlio – Assessor do Grão Mestre para o REAA, o Irmão João Pereira – Palestrante da noite e o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Paraná Irmão Valdemar Kretschmer.
Após a entrada do Pavilhão Nacional, do Estado e do Município foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e feita a Abertura do Livro da Lei pelo Irmão Manif.
O Irmão Roberto Piekarczyk que estava fazendo as honras de Mestre de Cerimônias, solicitou ao Irmão João Pereira para que pudesse falar sobre a História da Maçonaria em São José dos Pinhais, e da presença de Maçons que foram os primeiros Prefeitos da Cidade, caso de Luiz Victorino Ordine, Francisco de Paula Killian e João José Massaneiro, que dirigiram a cidade utilizando-se dos conceitos recebidos na Maçonaria. Além da importância que a Maçonaria representa no Município com diversos cargos sendo sempre utilizados por Maçons.
Posteriormente a fala do Irmão João Pereira, usou da palavra o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer, elogiando a organização do Evento, aproximando os Irmãos, para que juntos possam afetivamente “tornar feliz a humanidade”, quebrando paradigmas e se colocando-se a disposição da comunidade, nas diversas formas, sejam na benemerência, na administração, na solidariedade e na fraternidade.
Após as considerações, todos os presentes foram convidados a participar de um delicioso jantar de confraternização, convivendo como verdadeiros Irmãos, na certeza que eventos como esse, serão mais frequentes e trarão além da União na Maçonaria de São José dos Pinhais, trarão também benefícios a comunidade são-joseense.
Participação especial do sobrinhos DeMolay do Capítulo Jovens da Arte Real e do Presidente do Conselho Consultivo Irmão Sérgio Luiz Primo. A destacar também a partiipação do CONVEM de São José dos Pinhais, representado pelo Presidente Paulo Gribogi Netto.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/1EncontroMaonsSJPinhais.20.06.18/”/]