O DIA DO MAÇOM
” Não sentes no coração a ação de uma força desconhecida que paira à tua volta, visível num mistério invisível?
Enche com ela a tua alma, e quando tiveres achado a felicidade neste sentimento, chama-lhe o que quiseres: alegria, amor, eu chamo de Deus.”
Irmão Johann Wolfgang von Goethe
Hoje, vinte de agosto, data escolhida para representar o DIA DO MAÇOM, é o dia em que devemos externar todo o nosso orgulho de termos sido escolhidos para integrar esta tão digna Ordem.
Apesar de reconhecermos a atuação histórica daqueles que nos antecederam empunhando a “trolha” de Construtores Sociais, não devemos analisar esta data, tão somente pelos feitos passados, mas principalmente pelo papel que nos cabe na transformação da Sociedade, empenhando-nos em torná-la mais feliz.
A condição de iniciados, escolhidos por nossos méritos pessoais, é o passaporte que comprova a nossa capacidade de agir e influir dentre os segmentos comunitários onde estamos inseridos e com a qual temos responsabilidades, das quais não podemos nos furtar.
Vinte de agosto, mais do que data de comemoração, é data de reflexão sobre o poder de que estão revestidos, não apenas os Maçons, mas todos os Cidadãos e Cidadãs, de definir a escolha do País que queremos.
A história retrata a ação de ilustres Maçons nas transformações que se operaram neste País, ornando-lhe com a dignidade dos que sonhavam com a sua Independência e Autonomia, independentemente das linhas ideológicas que adotavam: Monarquistas ou Republicanos.
Quem sabe tenha sido este o momento maior em que externamos à Sociedade a grande virtude de nossa Instituição, que é a de fazer conviver, sem choques e com o mais absoluto respeito, todas as ideias e crenças possíveis, elevando a nossa terna amizade aos limites da mais absoluta fraternidade, de modo a manter-nos unidos em nosso mister de um dia ver toda a humanidade envolvida na mais completa felicidade.
O momento atual nos induz a compartilhar com aqueles que nos cercam as máximas que nos regem: A construção de um País mais digno passa, obrigatoriamente, que nos atenhamos a escolher, a partir das Câmaras e Prefeituras Municipais, opções que o processo eleitoral nos apresenta a curto prazo, aqueles que estejam revestidos de sólidos princípios de ética e de moral.
Não nos influenciem, em absoluto, a dialética das ideologias, que nos induzem pelo antagonismo de suas posições e nem os postulados das divisões decorrentes da diversidade das crenças religiosas.
Que saibamos escolher pelo empenho em construir um País mais justo e perfeito, a partir das administrações municipais (Executivo e Legislativo) que demonstrem a capacidade de mostrar-se como referenciais dos bons princípios humanos, principalmente do respeito àqueles que os elegeram, retribuindo-lhes com a mais extremada dedicação a execução das tarefas para as quais se ofereceram.
Que o Dia do Maçom de 2012 retrate o nosso desejo de influir na transformação que o nosso País precisa.
Com o orgulho de sermos Maçons, dediquemos nossas ações, a partir deste dia, a honrar aqueles que ao longo da história já fizeram a sua parte.
20 de agosto de 2012.
Iraci da Silva Borges
Grão Mestre
👏👏🙏👍✨✨