A Grande Loja do Paraná realizou a quarta e última sessão ordinária da Assembleia Legislativa em 2025, neste sábado (13), em sua sede em Curitiba. Reunindo 116 Veneráveis Mestres e representantes das Lojas com direito a voto, para apreciar temas relevantes à jurisdição.
Aproveitando o momento de união e congraçamento, o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, utilizou desta última sessão do ano para prestar agradecimentos aos Irmãos da jurisdição, delegados, ministros, grandes oficiais e, principalmente, aos Veneráveis Mestres e aos funcionários da GLP, explicando que na próxima sessão da Assembleia ocorrerá a posse no futuro Grão-Mestre da GLP, o Irmão José de Faria.
“Uma Sessão Memorável, plena de fraternidade e muitas emoções. Momentos que jamais esquecerei. Serei eternamente agradecido ao Grande Arquiteto do Universo por me conceder o privilégio de poder servir aos nossos Irmãos, Lojas jurisdicionadas e à Grande Loja do Paraná”, disse o SGM.
O Irmão José de Faria, Deputado do SGM, reforçou o convite aos Irmãos participarem da sessão magna de posse e da sessão pública, ambas a serem realizadas no dia 21 de março. Emocionado, agradeceu aos Irmãos e relembrou de sua caminhada junto a Grande Loja do Paraná e do momento mais difícil de sua caminhada, o AVC sofrido em janeiro de 2022 que quase o obrigou a desistir da atuação maçônica.
O expediente da sessão também foi utilizado para a entrega de homenagens a irmãos presentes, sendo Comendas Gralha Azul – a principal honraria da GLP –, e títulos de remido. Os mais novos comendadores são os Irmãos Celso Dircksen, com 37 anos de dedicação à Ordem e obreiro ativo da ARLS Verdadeira Luz Nº 117; Edison Luiz Kruger, iniciado em 1974 e obreiro ativo da ARLS Antônio André Jansson Nº 161; e Haroldo Augusto Moreira, iniciado em 1979 e obreiro ativo da ARLS Santuário de Hiram Nº 93. Já os Irmãos Cândido Arevalo Gonçalves e Clelsion Roderley Gazabin, ambos delegados do SGM, receberam o título de remido, por completarem 25 anos de atividades maçônicas junto a GLP.
Ordem do dia
Durante a sessão, o Grande Secretário de Finanças e Grande Secretário de Finanças Adjunto, Irmãos Roberto Piekarczyk e José Aderlei de Souza, apresentaram detalhadamente a previsão orçamentária e de despesas para 2026, que foram aprovadas sem ressalvas pelos Veneráveis Mestres presentes. Um diferencial na proposta orçamentária, se refere à possibilidade do pagamento da taxa de captação da GLP ser realizada em até 10 vezes pelos Irmãos da jurisdição.
O Grande Secretário de Relações Interiores, Irmão Rubens Vieira, apresentou o relatório de atividades do Grão-Mestrado em 2025, elencando números macro que representam as participações em sessões, visitas, eventos e demais atividades, para as quais foram contabilizados o deslocamento de praticamente 35 mil quilômetros, grande parte desse total feitos pelo Grão-Mestre em seu veículo particular.
Já o Irmão Celso Dircksen, presidente da Grande Comissão de Tecnologia da Informação, relatou alguns dos avanços em sua área, como o reforço na segurança digital da GLP até a possibilidade de votação eletrônica realizada recentemente na eleição para o Grão-Mestrado e também a que ocorrerá em março de 2026, quando serão eleitos os próximos ministros do Superior Tribunal Maçônico, durante a reunião Ordinária da Assembleia Legislativa.
E o Irmão Jean Costi, Grande Secretário de Ação Social, relatou brevemente sobre a campanha que está sendo realizada em conjunto com a ARLS Cavaleiros de São João II nº 172, de Cantagalo, para o atendimento de necessitados do município Rio Bonito do Iguaçu, atingidos no início de novembro por um tornado, e que na próxima sessão será apresentada a prestação de contas.
Ainda no final da sessão, o Grão-Mestre juntamente com os past Grão-Mestres e demais autoridades, descerraram a cortina de inauguração da Biblioteca da GLP, que conta com a doação de livros dos Irmãos. Enquanto os Irmãos estivera no Templo Nobre, 65 cunhadas contaram com uma programação especial organizadas pelo Irmão José Mario Fernandes Caxilé, integrante da Grande Comissão de Assuntos Sociais, que contou com uma palestra sobre com a médica Naura Tonin Angonese com o título: “Terapia hormonal ou implante: o que você precisa saber”.

















