ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE
1

Foi fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado de Kentucky (USA), sendo uma das mais sólidas instituições existentes no mundo e vinculada à Maçonaria Universal. A Sociedade cresceu significativamente desde então e atualmente está representada em todos os continentes, contando com cerca de 1.500.000 membros. Sendo considerada Paramaçônica, a organização foi estabelecida com o propósito de congregar a família maçônica, promovendo os ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual, e a crença na existência de um Ente Supremo.

A Estrela do Oriente é composta por mulheres de bons princípios e valores espirituais, assim como homens, obrigatoriamente Mestres Maçons. Não se trata de uma religião, sociedade feminista ou “maçonaria mista ou feminina”. Seu objetivo principal, por meio de trabalhos ritualísticos, é destacar qualidades morais e espirituais, edificar o caráter, educar, praticar a caridade e servir ao próximo. As reuniões ocorrem em Templos Maçônicos ou Salas Capitulares.

Atualmente, a Ordem conta com 03 Capítulos no Paraná.

Estrela Mística N⁰ 40 Curitiba.  Acesse nosso Instagram @estrelamistica40

Estrela da Paz N⁰ 55 Londrina.  Acesse nosso Instagram @capituloestreladapaz

Estrela Sirius N⁰ 56 São José dos Pinhas.  Acesse nosso Instagram @estrelasirius._

COMO FAZER PARA INICIAR NA ORDEM?
1

Para tornar-se membro da Estrela do Oriente, no caso dos homens, é necessário ser Mestre Maçom regular, enquanto no caso das mulheres, é preciso ser esposa, viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra, prima ou cunhada de maçom regular, com idade superior a 18 anos completos. A organização oferece suporte à Ordem do Arco-Íris para Meninas e às Filhas de Jó Internacional, também Organizações Paramaçônicas, encorajando-as a liderar uma vida fundamentada nos valores da Estrela do Oriente. A Maçonaria patrocina essas organizações, fornecendo diretrizes de ingresso, convivência, disciplina e ética, embora cada uma tenha sua liturgia própria, adaptada ao seu propósito.

O primeiro registro sobre a Ordem da Estrela do Oriente no Brasil remonta a um artigo na Revista Astréa, publicada pelo Supremo Conselho do Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para o Brasil, datado de 1927. Nesse artigo, Mario Behing, fundador das Grandes Lojas no Brasil, destaca a importância da Maçonaria em trazer a Ordem da Estrela do Oriente para o país.

Conheça Mais sobre a ordem DA estrela do oriente
ficou com alguma dúvida?