Por Grande Secretário de Comunicações Institucionais Adjunto, Irmão Sérgio Antônio Brum.
Na noite da ultima sexta-feira, 14.02.25 os Irmãos da A.R.L.S. Grão-Mestre Sidney Pinto nº 184 e visitantes locais e do Mato Grosso se reuniram para a Sessão de Abertura Oficial do Ano Maçônico de 2025.
O evento foi marcado por uma inspiradora palestra proferida pelo Eminente DGM para o 19º DM Irmão Gilson Luiz Anizelli, sobre “OS DESAFIOS DA MAÇONARIA EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – REFLEXÕES”, enfocando a utilização da IA como uma ferramenta técnica e um fenômeno que desafia nossa compreensão sobre sua utilização consciente, seguindo os princípios que norteiam a Ordem.
Ressaltou a importância das novas tecnologias para a administração das Lojas, para o ensino maçônico e na atração de novos membros para a Ordem. Alertou, porém, para os cuidados necessários com a preservação das tradições maçônicas, observando que a ferramenta não pode substituir os rituais e que “maçonaria se faz no interior dos templos”.
Os Irmãos participantes tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante em um momento de perguntas e respostas, tornando o encontro ainda mais proveitoso.
O VM Dilair Bianchin Gonçalves destacou a grandeza do evento e a relevância do tema para o contexto maçônico. Enfatizou que com o inicio oficial do Ano Maçônico a Loja Grão-Mestre Sidney Pinto reafirma seu compromisso com a formação crítica e reflexiva de seus membros, anunciando que a programação de estudos da Loja será enriquecida, ao longo do ano, por debates importantes, com temas inovadores e de grande impacto para o crescimento da Loja.

