A Grande Loja do Paraná adotou diretrizes sólidas para o desenvolvimento da ação social maçônica, orientando e contribuindo permanentemente com suas Lojas e membros através da Grande Secretaria de Ação Social e respectivas Regionais. Consoante a sua Constituição, poderá manter, proteger e criar escolas, instituições culturais, hospitais, ambulatórios, creches, lares, abrigos, colônias de férias, inclusive colaborar com entidades maçônicas, Loja ou organismos de fins congêneres.
Desenvolvendo a Ação Social Maçônica em todo o Estado, a Grande Loja do Paraná lança mão da POLÍTICA FILANTRÓPICA MAÇÔNICA, voltada às atividades sociais fraternas, como expressão do amor ao próximo e solidariedade humana. Busca fazer a diferença em cada ato da ação social praticada, sempre com planejamento, consistência e em parceria com as suas Lojas jurisdicionadas.
Temos como alvo o avanço da caridade – DAR O PEIXE SEM ENSINAR A PESCAR – para a filantropia estratégica como VIRTUDE SOCIAL – ENSINE A PESCAR PARA QUE TODOS POSSAM TER SEUS PEIXES –. A filantropia demanda esforços para a promoção do fortalecimento concreto da sociedade, ligada à atuação planejada, organizada e eficiente, para gerar mudança efetiva e impacto social.
Com o modelo de filantropia implementado, a M∴R∴ Grande Loja do Paraná, aplicará a sua filosofia ao campo social e por intermédio de seus integrantes, devidamente preparados para o exercício da cidadania, em atenção às demandas regionalizadas e também se valendo de ferramentas de gestão e planejamento, contribuirá para a busca de soluções que confiram efetividade ao dístico constitucional segundo o qual a todos deve ser assegurado o direito de compor uma sociedade livre, justa e solidária.