Aniversário de 72 Anos de Fundação da Loja Moreira Sampaio Nº 8 de Apucarana.

Em 5 de maio de 1949, era fundada no Oriente de Apucarana, a:

  • A. R. LOJA SIMBÓLICA MOREIRA SAMPAIO Nº 08.

E  que completa 72 Anos de fundação e de relevantes serviços à Maçonaria em Geral e a Comunidade Apucaranense.

Foi fundada, sob a autorização do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Eduardo Xavier da Veiga e na mesma data, ocorreu a primeira Iniciação da Loja, sendo iniciado nos Augustos Mistérios o profano: Herbert Lee Swain.

A escolha do Patrono, foi uma homenagem a um dos mais ilustres Maçons brasileiros, Joaquim Moreira Sampaio, nascido em 5 de setembro de 1878, foi Médico e Militar, sendo iniciado na vida maçônica em 1902. Foi Venerável Mestre em várias Lojas e em 1933 foi eleito Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 para os Estados Unidos do Brasil.

O Primeiro Venerável Mestre da Loja Moreira Sampaio Nº 8, foi o Irmão Adherbal Loures Bueno, que após um trabalho virtuoso dos Irmãos, recebeu a Carta Constitutiva Permanente no dia 6 de fevereiro de 1950, tornando assim, Regular, Justa e Perfeita.

Algumas datas importantes na história da Moreira Sampaio Nº8.

  • Em 6 de dezembro de 1954, inaugurada e realizada a Primeira Sessão no atual Templo.
  • Em 18 de maio de 1967, a Câmara Municipal de Apucarana, considerou a Loja de Utilidade Pública.
  • Em 31 de outubro de 1968, recebeu o Diploma de Méritos Comunitários, concedido pela Câmara Municipal de Apucarana.
  • Em 5 de janeiro de 1969, a Assembleia Legislativa da Grande Loja do Paraná, aprovou e o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Cícero Marques, concedeu conforme Lei 005-1968/1969, o Título de Benemérita a Loja Moreira Sampaio Nº 8.

Também fundou o Capítulo Apucarana da Ordem DeMolay em 1988.

Com a participação efetivas e intensa das “Cunhadas” nas atividades Social-Filantrópica, constituiu-se as “Damas da Fraternidade”.

Assim como, a Loja é cofundadora do Observatório Social de Apucarana e mantém participação nas diversas ações em prol da comunidade e no combate aos erros e desvios na gestão Pública.

Participa também dos Colegiados de segurança Comunitária e de acompanhamento da Gestão da Merenda Escolar.

Em 5 de janeiro de 1969, a Assembleia Legislativa da Grande Loja do Paraná, aprovou e o Sereníssimo Grão Mestre a época Irmão Cícero Marques, promulgou a Lei 005-1968/1969, que concedeu o título de “BENEMÉRITA” a Loja Moreira Sampaio     Nº 8 como reconhecimento público de suas ações junto a Comunidade e a Maçonaria.

O Irmão Alessandro Zanini Kiwel é o 42º Venerável Mestre eleito neste 72 Anos de existência da Loja Moreira Sampaio, que conta com 55 Irmãos ativos no Quadro da Loja, sendo: 5 Companheiros, 38 Mestres e 12 Mestres Instalados.

A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem “PARABENIZAR” a Loja Moreira Sampaio Nº 8 do Oriente de Apucarana, ao tempo que abraça todos os Obreiros a ela pertencentes, pela passagem do 72º Aniversário de Fundação. Sendo a 1ª Loja “fundada” pela Grande Loja do Paraná, tendo em vista que as anteriores foram incorporadas à Jurisdição, tem significado ímpar, pois ajudou indubitavelmente a escrever a história da Maçonaria Paranaense, contribuindo pelo bem comum, com justiça e verdade, combatendo os preconceitos, as tiranias e os erros, sendo exemplo as demais Lojas pela integração da Família com a Maçonaria.

Parabéns Loja Moreira Sampaio Nº 8 do Oriente de Apucarana.     –     Viva !     Viva !     Viva !

 

 

Irmão Euclides Felipe Past Deputado do Grão Mestre, Membro Ativo da Loja Moreira Sampaio Nº 8

Deixe seu comentário