Foi realizada na manhã de 19 de setembro de 2020, a Assembleia Ordinária Legislativa em Reunião Virtual, consubstanciado na Lei Federal nº 14.010 de 10/06/2020, através da Plataforma do Zoom. Foi uma Sessão Histórica, tendo em vista a importância da sua Ordem do Dia. A Assembleia foi Presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, com a participação do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, contando com as presenças dos Past Grão Mestres Valdemar Kretschmer e João Carlos Silveira, dos Past Deputado do Grão Mestre Irmão Euclides Felipe e José Fernando de Paula, dos Inspetores Litúrgicos, dos Delegados Distritais, Oficiais da GLP., Veneráveis Mestres, Representantes de Lojas (1º e/ou 2º Vigilantes) e Mestres, totalizando 271 participantes, que deliberaram pela seguinte Ordem do Dia:
- Prestação de Contas referente ao Exercício de 2019;
- Orientação para a Eleição dos Membros do Superior Tribunal Maçônico;
- Eleição dos Membros do Superior Maçônico
O Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio, fez uma inversão na Ordem do Dia para ganho de tempo, iniciando com a Orientação e Eleição dos Membros do Superior Tribunal Maçônico, havendo a necessidade dos Irmãos acessarem a Intranet da GLP, para poderem adquirir o direito de votar, através de sala virtual especialmente preparada para a Eleição.
Enquanto os Veneráveis Mestres ou Vigilantes, exerciam o direito de voto, o Grão Mestre Irmão Marco Antônio, solicitou que o Irmão Valdemar Kretschmer – Past Grão Mestre, fizesse a apresentação da Prestação de Contas referente ao exercício de 2019, o que foi feito com muita precisão e transparência pelo Irmão Carlos Werner, então Tesoureiro da Gestão 2019. Terminada a sua apresentação, o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio, colocou em votação a Prestação de Contas da Gestão 2019, sendo que foi APROVADA por UNANIMIDADE pelos presentes.
Após a votação o Past Grão Mestre Irmão Valdemar usou da palavra para fazer um retrospecto da sua gestão, elencando os principais feitos, além é claro da conclusão do Templo Nobre da Grande Loja do Paraná. Sendo reconhecido por todos os presentes virtualmente.
Dando prosseguimento, o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio, anunciou que estiveram presente na “Sala de Votação Virtual” 162 Veneráveis ou Vigilantes com direito a voto e anunciou o resultado da Eleição, onde foram eleitos 8 (oito) novos Ministros para o Superior Tribunal Maçônico, sendo 6 titulares e 2 Suplentes. O resultado da apuração, foi o seguinte:
- 1º- Qtd votos: 130 – Lucio Bagio Zanuto Junior
- 2º- Qtd votos: 129 – Marlon de Lima Canteri
- 3º- Qtd votos: 120 – Fernando José Souza Silva
- 4º- Qtd votos: 116 – Francisco Eduardo de Oliveira
- 5º- Qtd votos: 111 – Pedro Henrique de Souza Hilgenberg
- 6º- Qtd votos: 110 – Marcelo Arthur Menegassi Fernandes
- 7º- Qtd votos: 106 – Pedro Paulo Cardozo Lapa
- 8º- Qtd votos: 102 – Wilhan Humann
- Não eleitos:
- 9º- Qtd votos: 59 – João Mario Fernandes
- 10º- Qtd votos: 48 – João Acácio Rodrigues Teixeira Nogueira
- 11º- Qtd votos: 34 – Eli Ribas Silva
- 12º- Qtd votos: 34 – Rodrigo Pereira Cortez
- 13º- Qtd votos: 34 – Fábio Marcel Becher
- 14º- Qtd votos: 32 – Gilberto Gaeski
- 15º- Qtd votos: 13 – Renato Serpa Silvério.
Durante a Palavra vários Irmãos fizeram uso, para agradecimentos pelo exercício dos cargos e felicitações aos eleitos, bem como a palavra dos Eminentes Past Grão Mestres Irmãos João Carlos e Valdemar, do Eminente Past Deputado Irmão José Fernando, do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão Faria e finalmente o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio, agradeceu a todos e pelo número expressivo de participantes, marcando um novo momento, diante até do problemas em relação a Pandemia em função ao Covid 19, mas mostra o interesse e o comprometimento da Jurisdição.
Menção especial ao Irmão Newton Dan Faoro, responsável pela T.I. da GLP, pelo incansável trabalho na preparação tecnológica da eleição, para que tivéssemos o máximo de transparência e pudéssemos assegurar a lisura da votação e aos Irmãos que deram apoio para que todos votassem.