Para conhecimento da Jurisdição.
Em reunião realizada no dia 4 de dezembro de 2019 em Brasilia – DF. a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, fundada em 12 de novembro de 1965 e composta pelas 27 Grandes Lojas regulares brasileiras, que juntas somam aproximadamente 120 mil maçons, adota em suas relações maçônicas institucionais os conceitos de regularidade e reconhecimento, distintos porém relacionados.
Sucintamente, enquanto regularidade tem quesitos objetivos e verificáveis de origem e funcionamento, reconhecimento é um ato administrativo, diplomático envolvendo duas obediências que decidem formalmente manter relações institucionais.
Sem entrar no mérito da “regularidade”, a CMSB declara que, em relação a corpos da chamada “Maçonaria Simbólica”, mantém relações institucionais no território brasileiro estritamente com o Grande Oriente do Brasil GOB e com os Grandes Orientes confederados à COMAB, ressalvada as peculiaridades regionais.
Respeitando a Autonomia e Independência de cada Associada, a CMSB recomenda às suas Grande Lojas confederadas, bem como a todas as demais organizações maçônicas e paramaçônicas regulares que atuam no país e com as quais mantem relações de amizade, apoio ou parceria, que não reconheçam qualquer outro corpo maçônico simbólicos diferentes destes.
Assinam todos os 27 Grãos Mestre confederados a CMSB, inclusive a Grande Loja do Paraná.