Capítulo Estrela Sirius N°56 é constituído oficialmente em cerimônia na GLP

O Capítulo Estrela Sirius N°56 da Ordem da Estrela do Oriente, de São José dos Pinhais, realizou sua solenidade de instalação e de recebimento da Carta Constitutiva, no templo da Grande Loja do Paraná, Oriente de Curitiba, no dia 17 de agosto de 2025. O ato marcou a efetiva presença de mais um Capítulo da Ordem Estrela do Oriente entre nós, após 26 meses de atividades preparatórias.

O evento contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá: “Com muita satisfação participei, como iniciado e Sereníssimo Grão-Mestre, da Cerimônia na qual o Capítulo Estrela Sirius recebem a sua  Carta Constitutiva Permanente, possível graças ao trabalho e dedicação dos seus integrantes”, disse o Sereníssimo.

Durante a cerimônia, foram instalados os cargos da nova liderança. A Digna Matriarca Maquerle Kestering e o Digno Patriarca Cleber Eduardo Machado assumiram a condução do Capítulo, ao lado da Matriarca Adjunta Edicleia Catelli Goulart e do Patriarca Adjunto José Carlos Durant Goulart.

Também participaram o Muito Digno Grande Patriarca Irmão Elizon de Aquino Costa, Deputado do Grande Capítulo Geral para a Região Sul e Centro-Oeste do Brasil e Paraguai, e a Mui Digna Grande Matriarca Irmã Fátima Arlete de Aquino Costa, responsável pela condução dos trabalhos e cerimônias.

Entre os convidados estiveram representantes de diversos Capítulos e Potências Maçônicas, além de Ordens Paramaçônicas, como a Ordem Internacional do Arco-Íris e Filhas de Jó para Meninas, a Ordem DeMolay e a Associação Paramaçônica Juvenil (APJ). O evento também recebeu Past Dignas e Past Dignos de outros Capítulos, como Lia Lindinha, do Capítulo Caminhos do Sol de Tramandaí (RS), e o casal Carolina Camargo Borsato e Romualdo de Souza Filho, que acompanharam o processo de constituição do Estrela Sirius desde o início.

O Capítulo Estrela Sirius N°56 destacou o apoio recebido dos Irmãos e Irmãs do Capítulo Estrela Mística N°40 e agradeceu aos visitantes que prestigiaram o momento. Com a concessão da Carta Constitutiva, a nova fraternidade passa a atuar de forma regular, comprometida com os princípios da Ordem da Estrela do Oriente no Paraná.