Dia 25 – Conclusões e Encerramento do 2º Encontro de Veneráveis. (Demo)

Se o amanhecer do domingo não era com céu de brigadeiro e o astro rei não deu o ar
da sua graça, os Veneráveis Mestres, nas dependências do Hotel Sesc Caiobá com o
brilho dos iluminados, iniciaram suas atividades com a abertura dos trabalhos
sendo feita pelo Sereníssimo Grão Mestre e pelo Deputado do Grão Mestre Irmãos
Iraci da Silva Borges e José Fernando de Paula respectivamente, com a despedida
do Past Grão Mestre da GLESC Irmão Wilson Filomeno, que ficou encantado com o
evento  pedindo autorização ao Irmão Iraci, para adotar na Grande Loja de Santa Catarina.

A conclusão de cada um dos dez grupos de trabalho foi  apresentada por um relator, escolhido pelo
grupo, dando conhecimento ao plenário das sugestões e ideias que o grupo
encontrou, era o desejo da jurisdição, as estratégias e aspirações que começavam
a ser explanadas, “a maçonaria que nos queremos” estava nascendo.

A participação dos 120 Veneráveis neste 2º Encontro, com a verdadeira liberdade
de pensamento e dentro dos princípios maçônicos, ficou selado o compromisso
entre os Veneráveis, Lojas e Grande Loja de novos Tempos.

A partir da oitiva dos grupos, algumas conclusões ficaram bem definidas, como:

Apurar melhor o candidato no processo de seleção para admissão na Ordem, pesquizando o perfil do candidato.  Estimular os Irmãos na participação junto a Sociedade na soluçaõ dos problemas e no combate a corrupção com a valorização do Maçom.  Aprofundamento nos estudos do simbolismo, com o envio de informações para complementar a ritualística.

Valorização da família, até porque  a Maçonaria tem função educadora, investir mais nas Instituições Paramaçônicas, entre outras propostas também importantes e que deverão ser trabalhadas pelas Lojas.

O Deputado do Grão Mestre Irmão Fernando, ao dirigir-se aos Veneráveis Mestres
falou do exercício da liderança, que deve ser feito em todos os níveis da
sociedade e exemplificou o modelo de participação dos Maçons na sociedade, nos
moldes que é feito em sua cidade Ponta Grossa.

No encerramento o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Iraci, iniciou falando da
importância da Gestão Participativa, na importância e valorização do Maçom
junto a sociedade, da importância e valorização da família como um todo e da
participação das cunhadas nos projetos sociais trabalhados pelas Lojas, na
implementação de um processo educacional “nosso” aproveitando as informações do
existente em Santa Catarina e por fim lançou um desafio aos Veneráveis Mestres –
aumentar o quadro de Obreiros em pelo menos 3 Irmãos”, ainda este ano, evitando
e evasão de Irmãos.

Ao final, o Irmão Iraci ao fazer o agradecimento final, foi aplaudido de pé pela
plenária numa prova da consolidação da fraternidade que reinou entre os Irmãos.

Para ver todas as fotos do 2º encontro, clique aqui:   http://flic.kr/s/aHsjyGbgF3

Grande Loja do Paraná
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.