É Tempo de Comemoração na Loja Rocha Pombo Nº 78 de Curitiba – 33º Aniversário de Fundação.

À AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA ROCHA POMBO Nº 78 – do Oriente de Curitiba.

Foi fundada em 11 de janeiro de 1989 e completa nesta data, 33 anos de excelentes realizações em prol da Grande Loja do Paraná e da  Arte Real de uma forma geral.

Foram seus Fundadores, um grupo de Obreiros, constituído pelos Irmãos:

  • ARIEL VENTURA DE ANDRADE.
  • EDELSON GALVÃO DA SILVA.
  • HELIO ANTÔNIO MOURA.
  • JOSÉ CARLOS DOS SANTOS.
  • LUIZ CARLOS HERDE.
  • LUVERCI DOS SANTOS.
  • NELSON JOSÉ ROSEMANN DE OLIVEIRA.
  • NEWTON TADEU ROCHA.
  • PAULO ALBERTO GARBUS.
  • ADOLFO BLEY (Past Grão Mestre – Fundador especial).

Todos imbuídos do mais puro ideal maçônico, deliberaram fundar uma Oficina, resolveram exercer o direito de Maçons Livres, de prover e preparar um espaço ao Grande Arquiteto do Universo, voltado à prática de uma Maçonaria mais próxima do ideal comum, que entre os mesmos imperava.

Na escolha do nome da Loja, que por coincidência, também foi o de um Patrono, assim surgiu o nome de “Rocha Pombo”. Havia de imediato, certo consenso em buscar um nome representativo e que fosse próximo das coisas da nossa terra, e que espelhasse um pouco de “paranismo” tão esquecido. A escolha do nome: “ROCHA POMBO” veio a calhar, porque a par de simbolizar as metas da futura Loja e cristalizá-la numa personalidade marcante, entronizava um Patrono Paranaense.

José Francisco da Rocha Pombo, nasceu em Morretes em 04/12/1857, viveu e trabalhou em Curitiba, Castro, Ponta Grossa e Rio de Janeiro. Em Ponta Grossa e Castro, foi professor e fundou nessa última cidade um Colégio, nos idos de 1882, ainda, em Castro casou-se com a Sra. Carmelita Madureira em 1882. Antes disso, tendo se mudado para Curitiba em 1880, exerceu o jornalismo e publicou trabalhos literários na revista fluminense “A Escola”. Em 1881, escreveu e publicou o livro “A Honra do Barão”, em 1886 retornando a Curitiba, dirigiu o jornal “A Gazeta Paranaense” , orientou o “Diário Popular”, tendo ainda nesta época, publicado poemas e romances. Transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde continuou suas atividades de jornalista e professor e, em 1905, publicou seu romance mais elencado, intitulado “No Hospício”.

Constam do seu Curriculum, outras obras tão importantes quantos as citadas e em 1913 foi eleito para a vaga de Alberto de Faria da academia de Letras do Paraná.

A Loja Rocha Pombo Nº 78 no Oriente de Curitiba hoje é dirigida pelo Venerável Mestre Irmão Fabriccio Petreli Tarosso, que deverá permanecer na Gestão 2022/2024. Conta no seu Quadro de Obreiros com 27 Irmãos, sendo 4 Aprendizes, 2 Companheiros, 14 Mestres e 7 Mestres Instalados. A Loja, abriga entre os seus Obreiros o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá.

A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem nesta oportunidade, render suas homenagens a Loja Rocha Pombo Nº 78, “Parabenizando-a”, bem como, a todos os seus Obreiros, pela passagem do 33º aniversário de fundação. Certos de que o compromisso assumido na fundação de resgatar a força do “Paranismo” na sua essência, e também de manter sempre os ideais maçônicos, que gestão após gestão continuam fortes no seio dos Irmãos.

Parabéns Loja Rocha Pombo Nº 78 de Curitiba.          –          Viva !     Viva !     Viva !

 

 

 

Busto em Homenagem a Rocha Pombo.
Residência que pertenceu a Rocha Pombo em Morretes.
Sereníssimo Grão Mestre Ir. Marco Antônio, Membro Ativo da Loja Rocha Pombo Nº 78

Comments (4)

Orgulho imenso em ter sido iniciado nessa Loja, apadrinhado que fui pelo grande Maçon Luverci. Saudade imensa dos irmãos da época, que me deixaram grandes exemplos a ser seguido. Parabéns .

Parabéns aos fundadores e aos mantenedores, que se dedicam a formação do homem total !!!
TFA

Paulo Sérgio Monreal Parré

Foi um grande previlégio ser iniciado nesta oficina, grandes irmãos , tive uma participação deste seus primeiros passos, ajudei em seus momentos em que estive VM 2000/2001, história bem vivida, Parabéns ARLS Rocha Pombo 78!
VIVA, VIVA , VIVA!

Parabenizar essa sublime Potência Maçônica pelo seu aniversário de fundação. No ano de 2005, tive a oportunidade de levantar as ‘Colunas da Loja Culto À Verdade Nº 10’, que se encontravam adormecidas por aproximadamente 30 anos. Obviamente, para o meu inteiro sucesso, contei o imprescindível apoio da administração da GLP daquela época. Portanto, nesta data festiva, congratulo-me com a Sublime Potência, sua exemplar Administração e com todos os Irmãos filiados. Parabéns GRANDE LOJA DO PARANÁ.

Deixe seu comentário