Em Campo Largo a Loja Acácia de Campo Largo Nº 90 Completa 30 Anos de Fundação.

Em 29 de Novembro de 1991, foi fundada no Oriente de Campo Largo a:

  • AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA ACÁCIA DE CAMPO LARGO Nº 90.

Que completa 30 anos de fundação, conforme Decreto 056-1989/1991, assinado pelo Sereníssimo Grão Mestre da época Irmão Adolfo Bley, com a expedição da Carta Constitutiva Provisória no dia 30 de Novembro de 1991.

Dentre os nomes apresentados, ficou decidido que a Loja seria denominada A. R. L. S. Acácia de Campo Largo, sugestão feita pelo Irmão Newton Luiz Reis, numa alusão à grande quantidade de árvores cultivadas na região de Campo Largo pela sua representação junto a Maçonaria.

A Sessão Magna de Inauguração foi realizada no dia 24 de março de 1992, no prédio onde funcionava o Sindicato dos Contabilistas de Campo Largo, na rua Vereador Arlindo Chemin, com a presença dos Irmãos:

  • Luiz Gouveia Galeazzo,
  • Marcos Vinitius de Almeida Muniz,
  • Newton Luiz dos Reis,
  • Rodolfo Recksidler,
  • Paulo José Guntowski,
  • Luiz Lima e
  • Mário Mariatti, todos Mestres Maçons.

Os primeiros utensílios de trabalho da Loja foram adquiridos através dos Irmãos Luiz Gouveia Galeazzo e Newton Luiz Reis, inclusive os móveis utilizados como altares, confeccionados em compensado naval pelo Irmão Newton, com a ajuda da cunhada Lúcia Reis, que fez a pintura dos desenhos dos altares.

A primeira Cerimônia de Iniciação foi realizada no dia 13 de junho de 1992, quando foram iniciados os profanos: Luiz Carlos Bechara Amim, Sandoval Heimbecker Ribas, Paulo Cesar Rudy, com a presença do Irmão Sidney Pinto então Deputado do Grão Mestre.

Através do incansável esforço do Irmão Luiz Carlos Bechara Amim, já Mestre Maçom, em meados de 1994, a Loja recebeu da Prefeitura Municipal de Campo Largo, um lote de terras em Comodato por 100 anos, no bairro Águas Claras, onde foi erguida a estrutura do Templo.  Quase todos o material de construção do Templo (tijolos, cimento, brita, areia, cal, etc) foi doado pelos Irmãos: Zanlorenzi, Aridalton, Lunardon, Newton, Bechara, Sandoval, Galeazzo, Ivo, Nasser, Gordiano e Landuche. A pintura da Abóbada Celeste do Templo foi ofertada pela GLP, já na gestão do Grão Mestre Sidney Pinto, um dos grandes colaboradores da Loja.

Em 1991 foi eleito o seu primeiro Venerável Mestre o Irmão Luiz Gouveia Galeazzo. Atualmente o Venerável Mestre é o Irmão  Wilson Antonio Xavier Kuster Junior, sendo que a Loja conta no seu Quadro de Obreiros com 48 Irmãos, sendo: 7 Aprendizes, 9 Companheiros, 22 Mestres e 10 Mestres Instalados.

A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, “Parabenizam” a Loja Acácia de Campo Largo Nº 90 pela passagem do seu 30º Aniversário de Fundação. Lembrando sempre, do espírito empreendedor dos seus fundadores, bem como, da vontade e determinação que seus membros que trazem como objetivo o de “Tornar Feliz a Humanidade”.

Parabéns Loja Acácia de Campo Largo Nº 90 – Campo Largo – Pr.          –          Viva !     Viva !     Viva !

Comments (3)

Wagner Cristiano Rodrigues

Bom dia gostaria de conhecer os ensinamentos !

Henrique Correa da Silva

Boa noite gostaria de saber como funciona os ensinamentos, já tinha reparado na BR o monumento hoje vi que possuem o site.

João Berchans de Oliveira

Boa tarde. Sou João Berchans, estou em Londrina. Na minha fase inicial adulta conheci Sr Newton Luz Reis, e nunca mais o vi. Éramos bancários. Ele era um homem negro. Sei que ele foi pra Curitiba e região. No Google me encaminhou até a loja maçônica Acácia de Camoo Largo. Se for a mesma pessoa, por favor peça pra manter contato comigo. Ddd79.9999330554. Terei imensa gratidão em reencontrar ele. João

Deixe seu comentário