Entrega da Carta Constitutiva oficializa a ARLS “Olho de Hórus” na Jurisdição da GLP

Por Grande Secretário Adjunto de Comunicações Institucionais, Irmão Sérgio Brum


No dia 18 de dezembro, no Oriente de Cascavel/PR, foi realizada a solenidade de entrega da Carta Constitutiva Permanente à Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Olho de Hórus” nº 201, do Oriente de Guaraniaçu/PR, fundada em 3 de dezembro de 2024. O ato oficializa a regularização da Loja e autoriza seu pleno funcionamento na jurisdição da Muito Respeitável Grande Loja do Paraná (GLP).
A cerimônia ocorreu no Templo da ARLS “Acácia do Oeste I” nº 44 e foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Marco Antônio Corrêa de Sá. Estiveram presentes, o Eminente Deputado do Grão-Mestre eleito para o triênio 2026–2029, Irmão Gláucio Antônio Pereira; o Grande 2º Vigilante, Irmão Celso José Mello; o Grande Secretário de Relações Interiores, Irmão Rubens Vieira; o Grande Inspetor Litúrgico da 4ª Inspetoria do Paraná do Supremo Conselho do REAA, Irmão Manoel Pereira Góes; os Delegados do Sereníssimo Grão-Mestre para o 18º Distrito Maçônico, Irmão Irati Luiz Michelon Pirolla; 19º Distrito, Irmão Gilson Luiz Anizelli; e 10º Distrito, Irmão Mauro Nakayama Gonçalves; o Grande Hospitaleiro-Adjunto, Irmão Sylvio Luiz Rossi Kissula; o Grande Secretário-Adjunto de Comunicação Institucional, Irmão Sérgio Antônio Brum; além de Veneráveis Mestres de diversas Oficinas jurisdicionadas e Irmãos convidados.
Durante a sessão, a Carta Constitutiva Permanente foi formalmente entregue ao Venerável Mestre da ARLS “Olho de Hórus” nº 201, Irmão Carlos Aloise Becla, simbolizando o reconhecimento oficial da nova Loja e a confiança depositada na condução de seus trabalhos. Na mesma oportunidade, prestaram juramento e foram empossados os Oficiais da Administração da Loja.
Em clima de comemoração, o VM Carlos Becla ressaltou que “o momento marca um avanço histórico para a ARLS “Olho de Hórus” nº 201, consolidando um trabalho pautado na dedicação, harmonia e no compromisso com os ideais maçônicos. A Carta Constitutiva Definitiva reforça nossa responsabilidade perante a Grande Loja do Paraná e o propósito de aperfeiçoamento dos Irmãos”. Concluiu agradecendo ao Sereníssimo Grão-Mestre Marco Antônio Corrêa de Sá pela liderança firme, sábia e fraterna, bem como a todos que contribuíram para a grande conquista.
O evento foi ressaltado pelas autoridades presentes como um marco relevante para a expansão e o fortalecimento da Maçonaria no Estado do Paraná.
Em seu pronunciamento, o Sereníssimo Grão-Mestre Marco Antônio Corrêa de Sá enfatizou a importância do ato para a perenidade da Ordem, enalteceu a construção histórica da nova Loja e reconheceu o empenho e a superação dos desafios enfrentados pelos Irmãos que a compõem. Concluiu afirmando ter vivido uma noite de grande alegria para a GLP, desejando um caminho de luz ao Venerável Mestre Carlos Becla e seus pares, e felicitando a todos pelas festividades natalinas.
Com a entrega da Carta Constitutiva Permanente, a ARLS “Olho de Hórus” nº 201 passa a integrar oficialmente o conjunto de Oficinas regulares da Muito Respeitável Grande Loja do Paraná, iniciando suas atividades de forma plena e reconhecida, comprometida com os valores tradicionais da Maçonaria e com o desenvolvimento social da comunidade de Guaraniaçu.