Foz do Iguaçu: um marco para a Maçonaria Universal

A realização da XIX Conferência Mundial das Grandes Potências Maçônicas Regulares e a Conferência Nacional da Maçonaria Regular reuniu aproximadamente 1300 pessoas de 95 delegações, de 33 países durante os dias 27 e 30 de novembro em Foz do Iguaçu. Os eventos foram organizados pela Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e pelo Grande Oriente do Paraná. 

Durante os quatro dias, os participantes do evento internacional e do nacional discutiram temas importantes para o desenvolvimento e fortalecimento da instituição envolvendo educação maçônica, tradição, conexões sociais, diversidade geracional entre outros. No total foram oito rodadas de perguntas e respostas, que ao final foram apresentadas aos participantes e farão parte de um grande documento que será disponibilizado aos participantes.

“Sediar a XIX Conferência Mundial e a I Conferência Nacional de Maçons Regulares marcou a história da nossa Grande Loja, da Maçonaria Paranaense e Nacional no âmbito da Maçonaria Universal, mormente pelo conteúdo nascido a partir dos debates entre Irmãos de todos os continentes e a utilização da tecnologia em nosso favor, como a Inteligência Artificial. As conclusões certamente contribuirão significativamente para a evolução da Sublime Ordem nos próximos anos, apontando caminhos a serem seguidos. Alguns já conhecidos, outros inovadores, mas todos frutos dos imprescindíveis debates que nos motivam, inspiram e, principalmente, nos aperfeiçoam”, sublinhou o  Sereníssimo Grão-Mestre  Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá.

Segundo o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, Irmão Cristian Flores,  o papel da Conferência Nacional merece destaque: “Esta foi uma iluminação que tivemos, pois habitualmente nessas conferências participam apenas Grandes Oficiais [Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores], e muito do que vivenciamos tentamos trazer aos demais Irmãos, mas é difícil. Então tivemos a ideia e vimos a alegria de nossos Irmãos ao poderem conviver e compartilhar as ideias com a liderança mundial”, disse.     

Participantes

O Irmão Lito Luiz Porto Porto, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Nacional da Colômbia e presidente da Confederação da Maçonaria Interamericana (CMI), classificou a conferência como um evento de cinco estrelas. “Realmente, este tipo de Conferência abre uma verdadeira oportunidade para construir a maçonaria universal. Gostaria de parabenizar os responsáveis pelo trabalho”, disse. Ainda segundo ele, os Irmãos puderam se conectar com irmãos da Grécia, Rússia, Israel, da África do Sul e de diversos outros países que talvez fosse difícil conhecer de outra forma. “A troca de experiências foi muito importante”, frisou.

Já o secretário executivo da CMI e Past Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Irmão Rubens Frans, destacou que o evento trouxe importantes temáticas atualizadas, para dar suporte a profunda mudança no comportamento social que presenciamos, principalmente sobre o papel organizacional da Maçonaria voltado às novas gerações.

O Irmão Flávio Amorim, Grão-Mestre da Grande Loja do Pernambuco e presidente da 53ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica (CMSB), enalteceu que o evento foi uma oportunidade, principalmente para a Maçonaria brasileira e dos países da América do Sul. “Foram debatidos temas de grande relevância, como por exemplo as questões de choque de gerações entre outros, que são temas que do cotidiano de nossas Lojas”, disse.

Já o secretário-geral da CMSB e Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Minas Gerais, Irmão Edilson de Oliveira, ressaltou que o evento trouxe holofotes à Maçonaria Brasileira e à Maçonaria Paranaense.  “Estamos contribuindo para que as agendas da Maçonaria Universal estejam mais adequadas aos anseios dos Maçons e da sociedade”, disse.

“Nossos princípios são iguais, mas o desenvolvimento do nosso trabalho é um pouco diferente em cada país. Somos uma Fraternidade Universal, e por isso é importante que não apenas trabalhemos em nossos países. É importante falar com irmãos de outros países para ver como eles trabalham em suas obediências e, caso existam problemas, entender como eles os resolvem”, enfatizou o Irmão Ranko Vujacic, Past Grão-Mestre da Grande Loja da Sérvia.

Encerramento dos trabalhos

No final do encontro ocorreu uma votação que elegeu Cancun (MEX) para receber a XXI Confederação, após a de 2027, que ocorrerá na África do Sul.

Para marcar com chave de ouro as Conferências, foi realizado um jantar de gala, que contou com uma apresentação cultural dos Bois Garantido e Caprichoso, diretamente do estado do Amazonas, seguida por apresentação de banda folclórica paraguaia e, por fim, da banda de baile Jair Supercap.