Foi fundada no dia 25 de janeiro a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Pedro Mortensen Neto, por um grupo de Irmãos, com o objetivo de “estudar a maçonaria”, buscando aperfeiçoar cada vez mais os seus Obreiros.
No dia 5 de fevereiro os membros da Loja receberam das mãos do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Iraci da Silva Borges, a Carta Constitutiva Provisória, que permitirá que a Loja trabalhe todas as 5ª feiras no Templo Antonio Serur, localizado nas dependências da GLP com inicio as 20:00hs.
A Loja Pedro Mortensen Netto Nº 170 ser será composta pelos seguintes Irmãos: Candido Arevalo Gonçalves, Gilson Luiz de Souza Marques, Gilson Granato, José Aparecido Pires de Almeida, José Geraldo Zanella, Luiz de Bona, Luiz Marcelo Anad Nóbrega, Marcio Picossi Schneider, Nelson Sousa Santos, Nilson Teixeira de Lima, Paulo Cesar Gottlieb e Sebastião Besen.
Estiveram presente junto com o Irmão Iraci ao Ato, o Irmão Euclides Felipe, eleito Eminente Deputado do Grão Mestre, o Irmão Antonio Pedro dos Santos, Delegado do Grão Mestre, cujo Distrito a Loja pertence, e o Grande Secretário de Relações Ineriores Irmão José Antonio Miléo.
Vamos conhecer a seguir um pouco mais da história do Irmão PEDRO MORTENSEN NETTO.
Nascido em Curitiba em 27 de abril de 1916, engenheiro civil, foi iniciado em 28/08/1953 na Loja Luz Invisível nº 33, e galgou o Grau 33.
Na Loja Luz Invisível Nº 33, exerceu todos os cargos, sendo que foi Venerável Mestre nos anos de 1957/1958, 1980/1981 e 1981/1982.
Foi membro da Grande Comissão de Finanças em 1981/1982.
Foi membro da Grande Comissão de Legislação e Justiça 1983/1984
Foi Deputado da Loja e 1º secretario da Assembléia de 1984/1986.
Foi o Grande Representante junto a Grande Loja da Bélgica.
Foi o grande baluarte da Loja quando esta ficou sem potência por quase 20 anos, edificou as instalações da Loja Luz Invisivel nº 33, cujo o Templo chama-se PEDRO MORTENSEN NETTO, bem como foi o grande conciliador que trouxe a Loja Luz Invisível 33 para o seio da Grande Loja do Paraná em setembro de 1973.
Homem calmo, sereno, pacificador, conciliador.
Amante da sabedoria fez durante sua trajetória maçônica pronunciamentos em loja que foram aulas de paz, de concórdia e profundos ensinamentos maçônicos.
Praticava a tolerância em todos os momentos e jamais se exaltou com algum irmão, quer dentro de loja, quer fora dela.
E foi por tudo isto que os irmãos Candido Arevalo Gonçalves, Gilson Luiz de Souza Marques, Gilson Granato, José Aparecido Pires de Almeida, José Geraldo Zanella, Luiz de Bona, Luiz Marcelo Anad Nóbrega, Marcio Picossi Schneider, Nelson Sousa Santos, Nilson Teixeira de Lima, Paulo Cesar Gottlieb e Sebastião Besen, tomaram a decisão de homenagear PEDRO MORTENSEN NETTO com a fundação da AUGUSTA E RESPEITAVEL LOJA SIMBOLICA PEDRO MORTENSEN NETTO, que trabalhará no Rito Escocês Antigo e Aceito, no Templo Grão Mestre Antonio Serur, localizado a Rua Brigadeiro Franco 4173, às quintas feiras, sessões com início às 20h00.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Loja PedroM/”/]