O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná (GLP), Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, iniciou nesta última semana a instalação no Trono do Rei Salomão dos Veneráveis Mestres eleitos nas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas da jurisdição, para o período administrativo 2026 a 2028.
No total serão realizadas 25 sessões, nas quais a Comissão Instaladora percorrerá os Orientes de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Umuarama, Campina da Lagoa, Maringá, Campo Mourão, Sertaneja, Londrina, Apucarana, Santo Antônio da Platina e União da Vitória, para realizar a instalação de 168 Veneráveis Mestres.
A instalação de um Mestre representa a outorga do Grão-Mestre para que estes, a partir da cerimônia, possam constituir Maçons, bem como elevá-los ao grau de Companheiro e exaltá-los ao grau de Mestre. “É um momento especial que garante a perenidade da Ordem e a alternância de comando nas Lojas. Devemos lembrar que ser eleito para presidir os trabalhos é a maior honraria que uma Loja pode conceder a um Irmão”, explica o Grão-Mestre.
O Grão-Mestre está sendo acompanhado nas cerimônias pelo Deputado do Grão-Mestre e Grão Mestre eleito Irmão José de Faria, pelo Past Deputado do Grão-Mestre, Irmão José Fernando de Paula, além de Delegados, Ministros do Superior Tribunal Maçônico, Grandes Oficiais e demais Mestres Instalados das Lojas.
A primeira delas ocorreu no dia 26 e contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Paulo Benevenute Tupan da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, com as ARLS: Fraternidade Paranaense Nº5, Hugo Simas Nº92, Acácia da Liberdade Nº107, Joel Pereira Lima Nº113, Engenharia Vital Nº125, Sanctum Sanctorum Nº169, Cavaleiros da Virtude Nº183 e Ordem dos Templários Nº 189.


























