A Carta de Autorização para fundação da Grande Loja do Paraná, endereçada à Grande Loja do Rio de Janeiro pelas Lojas Regeneração, Emancipação e Libertação, visando a fundação de uma Potência Maçônica no Estado do Paraná, teve o seguinte teor.
Desejando manter-nos na mais perfeita regularidade e como sinal de nossa sincera amizade, solicitamos dessa Sereníssima Grande Loja do Rio de Janeiro, a expedição da Carta Constitutiva para nossa Grande Loja do Paraná.
Em virtude da autorização concedida às Lojas Regeneração Nº 26, Emancipação Nº 27 e Libertação Nº 28 dessa Jurisdição, foi resolvido em reunião realizada no dia 25 de janeiro de 1941, a fundação da Sereníssima Grande Loja do Paraná, cuja administração se acha assim constituída:
- Grão Mestre – Irmão Desembargador Hugo Simas.
- Deputado do Grão Mestre – Irmão Dr. J. Nunes Ferreira.
- Primeiro Grande Vigilante – Irmão Dr. Raul Vaz.
- Grande Segundo Vigilante – Irmão Dr. Laffite Rocha.
- Grande Orador – Irmão Dr. Julio da Rocha Xavier.
- Grande Secretário Chanceler – Irmão Fulton Lee Swain.
- Grande Tesoureiro – Irmão José Maximiano Costa Farias.
- Grande Hospitaleiro – Irmão Capitão Agostinho Pereira Alves Filho.
- Grande Mestre de Cerimônias – Irmão Alfredo Furiatti.
- Grande Guarda do Livro da Lei – Irmão J. Landim Guimarães.
- Grande Porta Estandarte – Irmão Oreste Beltrami.
- Grande Porta Espada – Irmão Dr. Tulio H. da Mota Garcia.
- Grande Primeiro Diácono – Irmão Tarbes Sigwalt.
- Grande Segundo Diácono – Irmão Dirceu Meneguetti.
- Grande Arquiteto – Irmão Antonio Ribeiro Neto.
- Grande Cobridor Interno – Irmão Gastão Machado Botelho.
E como garantia dos nosso leais propósitos de sinceras e boas relações de amizade fraternal, entre os nossos dois Altos Corpos, tomamos a liberdade de indicar-vos o Irmão Haylton Lee Swain para vosso Grande Representante , nesta Jurisdição, prometendo desde já, o bom acolhimento ao nosso Irmão que, para nosso Grande Representante junto a essa Grande Loja for indicado.
Crentes de que essa Sereníssima Grande Loja, receberá com fraternal agrado, o nosso pedido e nos auxiliará poderosamente, no reconhecimento que desejamos obter de todas as Potencias Regulares do Brasil do Estrangeiro, aproveitamos a oportunidade para, enviando a todos vós o nosso abraço fraternal, apresentar-vos os protestos de nossa gratidão pelo concurso poderoso que nos destes para a fundação de nossa Grande Loja do Paraná, cuja consagração e Instalação, seja presidida pelo vosso Sereníssimo Grão Mestre, auxiliado por outros ilustres Membros desta Juridição.
Assinam a carta em 27 de janeiro de 1941: o Grão Mestre Irmão Desembargador Hugo Simas, Deputado do Grão Mestre Irmão Dr. J. Nunes Ferreira.