Grande Loja do Paraná Presente nas Homenagens a Tiradentes. (Demo)

Em Cerimônia realizada no dia 17 de abril de 2019, na Academia da Policia Militar do Paraná, no Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi realizada a Homenagem ao Patrono das Policias Militares e Civis do Brasil:

  • TIRADENTES – Joaquim José da Silva Xavier.

 

Como vem acontecendo a vários anos a Maçonaria Paranaense, se fez presente e coube a Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar Kretschmer, fazer a Saudação de Homenagem a Tiradentes, destacando a sua importância na História da Inconfidência Mineira.

Presentes também o Grande Oriente do Brasil – Paraná representado pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Rodrigo Larsen Carsten e pelo Grande Oriente do Paraná, representado pelo Eminente Grão Mestre Adjunto Irmão Cristian Maldonado Flores.

 Na leitura da Ordem do Dia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, destacou que os valores e ideais do legado de Tiradentes seguem vivos nas atividades diárias da corporação.

Em Homenagem a Tiradentes foi depositada uma Coroa de Flores, representando o agradecimento do legado deixado, que seguem vivos nas atividades tanto das Polícias como da Sociedade.

Durante o evento foi entregue a Medalha Mérito Comunitário, a qual é destinada a militares, civis e entidades públicas e privadas que tenham se destacado em ações de mobilização comunitária, promoção de eventos sociais e desenvolvimento de projetos que visem a integração, inclusive entre a Polícia Militar e a comunidade. O major José Renato Micrute, coordenador de Polícia Comunitária da PM, apontou que o conceito de polícia comunitária é essencial para a aproximação da Corporação com a sociedade.

Eis a integra da alocução proferida pelo sereníssimo Grão Mestre Valdemar Kretschmer durante cerimônia cívico-militar em homenagem a TIRADENTES, realizada no dia 17/04/2019, na Academia Policial Militar do Guatupê, representando as três Potências.

SAUDAÇÃO ÀS AUTORIDADES
TIRADENTES E A MAÇONARIA PELO BEM DO BRASIL
Primeiramente quero parabenizar a Polícia Militar do Paraná, pela iniciativa de homenagear TIRADENTES, Patrono Cívico da Nação Brasileira e Patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil.
Em nome do Grande Oriente do Brasil-PR, da Grande Loja do Paraná e do Grande Oriente do Paraná, Potências Maçônicas regulares, legais e legítimas, soberanas e independentes, agradeço a oportunidade desta participação.
A Maçonaria é uma Instituição Filosófica, Esotérica e Universal, que se caracteriza pelo esforço do homem na busca do seu aperfeiçoamento ético e moral, para tornar-se um autêntico construtor social, de uma sociedade mais justa e mais perfeita.
Seu principal objetivo é de tornar feliz a humanidade, pelo amor, pelo perfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade e pelo respeito à autoridade e a crença de cada um. Em nossos Templos lapidamos nosso caráter, combatendo a prepotência, a arrogância, o autoritarismo, a ambição e a vaidade, bem como qualquer tipo de preconceito, seja de gênero, de classe, de raça, de credo religioso ou de ideologia
política; glorificamos o direito a justiça e a verdade; levantamos templos às virtudes e cavamos masmorras aos vícios.
Seus princípios basilares: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
Suas virtudes teologais: A Fé, a Caridade e a Esperança.
Alicerçada nestes valores, a Maçonaria sempre teve participação efetiva nas grandes transformações por que passou o Brasil, tais como: Na Proclamação da Independência, com José Bonifácio e Gonçalves Ledo, na Abolição dos Escravos, com Rui Barbosa e José do Patrocínio, na Proclamação da República, com o
Marechal Deodoro da Fonseca, entre outros movimentos e Maçons.
Para a Maçonaria relembrar seus feitos históricos e homenagear Tiradentes, é um dever, pois estivemos ombreados nos ideais de tornar o Brasil uma nação livre e soberana.
Tiradentes e a Maçonaria preconizavam uma Democracia sólida e realista, com liberdade e responsabilidade, com trabalho, justiça, progresso e paz social, indispensáveis ao seu desenvolvimento.
Tiradentes deixou grandes lições de fé em DEUS, de lealdade a seus princípios, de civismo e patriotismo.
O Brasil precisa com urgência reacender a chama do civismo e do patriotismo.
Vivemos hoje, momentos de grande crise, mas de esperança que aconteçam as grandes transformações. Passamos nos últimos anos por uma crise ética/moral sem precedentes; o TER sobrepôs ao SER, pouco importando a procedência das riquezas e a origem do poder. A honestidade em todas as classes sociais e ramos de atividade, deixou de ser uma obrigação, tornando-se uma simples virtude, muitas vezes desprezada. A corrupção estava institucionalizada. Predominava a impunidade, que levava a reincidência, com deletérios prejuízos sociais.
Com o advento da “OPERAÇÃO LAVA JATO”, um quadro terrível se descortinou ante os olhos da nação, que foi às ruas bradando slogans como: corrupção nunca mais” e “abaixo a corrupção e a impunidade”, exigindo das autoridades, melhor gestão do dinheiro público, pois, enquanto faltava dinheiro para educação, saúde, segurança e obras de infraestrutura básica, políticos e administradores públicos enriqueciam ilicitamente. Para a felicidade da nação, o Sistema Polícia, Ministério Público e Poder Judiciário, mostrou eficácia, devolvendo as esperanças ao nosso povo.
Independente de ideologia político-partidária, subjugando paixões, intransigências, o fanatismo e interesses pessoais, a Maçonaria quer ser parceira na reconstrução de um novo Brasil, promovendo as grandes reformas que o País precisa, como a da Previdência, a Tributária e a Política. A solução dos problemas
econômicos, de emprego e de renda, os problemas políticos e sociais, não é fácil, tem avanços e recuos, mas deve passar, invariavelmente, pelos parâmetros da ética, da moral, do interesse público, do amor ao próximo e de respeito à nação brasileira.
Que TIRADENTES nos inspire, e que o Grande Arquiteto do Universo, nosso DEUS, abençoe, proteja e guarde a todos, que resplandeça seu rosto e ilumine os caminhos dos técnicos, dos governantes, dos políticos e de todos aqueles que, de uma ou de outra forma, possam ajudar a escrever uma nova história.
O Brasil precisa do comprometimento de todos. A Maçonaria alicerçada em nossos valores, está e continuará fazendo a sua parte.
Muito obrigado e que DEUS os abençoe.

Valdemar Kretschmer
Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná