Grande Loja do Paraná presente no aniversário de 88 anos de fundação da Grande Loja do RGS. (Demo)

A Grande Loja do Paraná representada pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão Euclides Felipe, esteve presente no Oriente de Porto Alegre,onde participou das solenidades de Aniversário da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul.

O Irmão Euclides Felipe, em nome da GLP, fez a entrega de uma Placa Alusiva a Comemoração dos 88 anos de Fundação da GLMERGS ao Sereníssimo Grão Mestre Irmão Paulo Roberto Phitan Flores.

Um pouco da História da Fundação da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul.

” No dia 8 de janeiro de 1928 quatro lojas do sul do estado, reunidas em Bagé, decidiram acompanhar este movimento mundial de separação da maçonaria vermelha da maçonaria azul, criando a Grande Loja Simbólica do Rio Grande do Sul.

São estas lojas: A Loja “Rocha Negra” de São Gabriel, a Loja “Caridade Santanense” de Santana do Livramento, a Loja “Fraternidade” de Pelotas e a Loja “Amizade” de Bagé recebendo, através de sorteio, os números 1 a 4 respectivamente. Loja “Rocha Negra” Nº 1, Loja “Caridade Santanense” Nº 2, Loja “Fraternidade” Nº 3 e Loja “Amizade” Nº 4. A Loja “Amizade” Nº 4 permaneceu durante breve período ligada a Grande Loja recém fundada, retornando em seguida ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul no qual ainda hoje é obediente.

Líder deste movimento, a Loja “Fraternidade” Nº 3, teve um de seus obreiros escolhido para ser o primeiro Grão-Mestre, o irmão Manoel Serafim Gomes de Freitas. Durante os primeiros anos, a Grande Loja teve como sede a cidade de Pelotas, onde sua estrutura foi organizada; de 1934 a 1936 a sede foi para Bagé; de 1936 à 1939 em Porto Alegre; quando retornou à Pelotas até 1942. A partir desse ano teve sua sede administrativa transferida para a capital gaúcha de forma definitiva”…

[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/ANIV88.GLMERGS/”/]

 

 

Deixe seu comentário