Iraci da Silva Borges recebe homenagem póstuma

Irmãos se reuniram no Templo Nobre da Grande Loja do Paraná no Oriente de Curitiba, no dia 23 de setembro, para a entrega da Carta Constitutiva provisória da Loja Grão-Mestre Iraci da Silva Borges, a mais nova Loja do Ritual de Emulação. A cerimônia marcou a homenagem ao saudoso Irmão Iraci, reconhecido pelos serviços prestados à causa da Arte Real.

“Homenagem justa a um Irmão que dedicou a sua vida à Arte Real e constituiu-se, por seus exemplos, referência para todos nós”, disse o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, que presidiu a reunião que homenageou Bernadete Borges, esposa do Irmão Iraci, que comemorava aniversário no mesmo dia.

A Loja foi fundada pelos Irmãos João Victor Pulcides, Venerável Mestre; Alysson De Gouvêa, Secretário; Ralph Durval Moreira de Souza, 1º Vigilante; Marcio Cacezes Junior, 2º Vigilante; Claudio Roberto Pires, Tesoureiro; Christian Robert Thiel Gura, Edson da Silva, Kleber Alves de Assis, Rafael Vicente de Lima, Romualdo de Souza Filho e Wagner Kusma.

Diversas autoridades maçônicas prestigiaram o evento, entre elas: Rubens Vieira, Grande Secretário de Relações Interiores; Lincoln Lourenço Macuch, Grande Secretário de Relações Exteriores; Alberto Augusto de Poli, Grande Orador; Eduardo Rosa Leal, Ministro Titular do Superior Tribunal Maçônico; Adriano Milton Preisler, Presidente do CONVEM; Celso José Mello, Grande Segundo Vigilante; João Donizeti Garcia, Inspetor do Sagrado Arco Real; Antônio Pedro dos Santos, Grande Secretário de Planejamento e Gestão; José de Faria, Eminente Deputado do Grão-Mestre; Roberto Aparecido Piekarczyk, Grande Tesoureiro; José de Jesus Gonçalves Bambil, Grande Ouvidor; e Reginaldo Cezar Bueno, Delegado do 27º Distrito.

A Loja Grão-Mestre Iraci da Silva Borges representa um marco na história da Maçonaria paranaense, reforçando a tradição do Ritual de Emulação e o compromisso com os princípios da Ordem.