Loja Cavaleiros da Luz Nº 60 de Cornélio Procópio Comemora 38 Anos de Fundação. (Demo)

Fundada em 23 de julho de 1982, a Loja Cavaleiros da Luz Nº 60, no Oriente de Cornélio Procópio, nasceu pelos objetivos de Doze Irmãos que pertenciam a Loja Cavaleiros de Malta Nº 7, também de Cornélio Procópio e desejavam fundar uma nova Loja, para tanto se reuniram, começaram a estudar e detalhar o assunto.

“… tão importante decisão, maduramente pensada, acionada pelo dínamo da vontade de progredir nos Augustos Mistérios, e convicta, pela análise então efetuada, de que só vantagens trariam ao bem geral, conclui se aquela a oportunidade, ideal para o inicio da jornada destinada a culminar com a fundação de uma nova Loja Maçônica, como forma de realização e da difusão da Maçonaria Universal”.

Os doze Irmãos foram: Carlos Pereira, José Hermes Magri, Gino Sartin Soresini, José Haroldo de Marque, Jahyr Joslin, Yolando Cocco, Orlando Gomes Canônico, Antônio Pinto dos Santos, José Augusto Armetano, Alfredo José de Carvalho, Nivaldo Dias Lopes, Newton Joslin (então Delegado do Grão Mestre na Região).

Em 23 de julho de 1982, a Loja Cavaleiros de Malta Nº 7 aprovou por unanimidade a cessão incondicional do seu Templo e demais dependências para o funcionamento da Loja Cavaleiros da Luz . Data essa do 1º Balaústre 01/82 da Sessão de Fundação, com todos revestidos das suas insígnias, sendo a primeira Diretoria composta pelos Irmãos:

  • Carlos Pereira – Venerável Mestre.
  • José Hermes Magri – 1º Vigilante.
  • Gino Sartin Sorensi – 2º Vigilante
  • José Haroldo de Marque – Orador.
  • Jahyr Joslin – Secretário.
  • Yolando Cocco – Tesoureiro.
  • Chanceler – Orlando Gomes Canonico.
  • Antônio Armetano – Mestre de Cerimônias.

Em 15 de agosto de 1982, nas dependências do Hotel Concórdia, foi entregue pelo Grão Mestre Irmão Antônio Serur, a Carta Constitutiva Provisória, conforme Decreto 09-82/84. Em 20 de agosto de 1982, os trabalhos passaram a ser realizados no Templo da Loja XV de Novembro Nº 54 do Oriente de Sertaneja.

Em 12 de setembro de 2007, foi realizada a Sessão de Sagração do Templo, presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão João Carlos Silveira, sendo Venerável Mestre o Irmão Edilson Edimar Ferreira.

Para Gestão 2020/0222, a Loja Cavaleiros da Luz Nº 60, tem como Venerável Mestre o Irmão Luz Gustavo Amaral e a Loja conta no seu Quadro de Obreiros com 24 Irmãos, sendo 1 Companheiro, 12 Mestres e 11 Mestres Instalados.

A Grande Loja do Paraná, vem através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, cumprimentar a Loja Cavaleiros da Luz Nº 60 do Oriente de Cornélio Procópio pela passagem do 38º Aniversário de Fundação, que a Luz do Conhecimento e da Sabedoria, continuem resplandecendo por muitos anos, mantendo acesa a chama da sabedoria e da busca da perfeição por todos seus Obreiros.

Parabéns Cavaleiros da Luz Nº 60 do Oriente de Cornélio Procópio.

Viva ! Viva ! Viva !

Deixe seu comentário