Loja Cavaleiros da Paz Nº 25 Comemora a Passagem do Seu 51º Aniversário. (Demo)

Fundada em 16 de setembro de 1969, surge em Londrina a Loja Cavaleiros da Paz Nº 25, que completa nesta data o seu 51º Aniversário. A sua fundação teve inicio no seio da Loja Cavaleiros de Malta Nº 7 no Oriente de Cornélio Procópio , por iniciativa dos Irmãos José Victor Chimatti e Walter Phol, que residiam em Londrina e eram membros do Quadro daquela Loja; para tanto, passaram a indicar candidatos residentes em Londrina, para ingresso na Loja Cavaleiros de Malta, além de buscarem contatos com Irmãos das tres Lojas instaladas na região (Luz, Amor e Caridade Nº 23; Moreira Sampaio Nº 8 e Discípulos dos Essênios Nº 12) tendo encontrado o Irmão Paulo Roberto da Silva, que era procurador da Usina Central do Paraná, bem como o Irmão Aurasil de Lima Rodini, então Delegado Distrital para região de Porecatu.

A reunião de fundação foi realizada no dia 16 de setembro de 1969, nas dependências da Usina Central do Paraná, na Rua Belo Horizonte 462 em Londrina e presidida pelo Delegado Rodini. Foi escolhido o nome para nova Loja, “Cavaleiros da Paz” e a Diretoria provisória encabeçada pelo Irmão Paulo Roberto da Silva.

A inauguração da Loja Cavaleiros da Paz, teve grande repercussão no âmbito das duas obediências em atividades no Brasil; para Grande Loja do Paraná, pela importância que Londrina representava para o Estado e para o Grande Oriente do Brasil, pela novidade que surgia, uma vez que predominavam na cidade 3 (tres) Lojas daquela potência maçônica (Pitágoras, Regeneração Terceira e Londrina).

A Cerimônia de Sagração do Templo foi realizada no dia 13 de novembro de 1969, dirigida pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Cícero Marques que, numa demonstração de prestigiamento, trouxe consigo 18 (dezoito) Irmãos da Grande Loja em sua Comitiva.

Todo começo tem suas dificuldades e nos primeiros meses elas aconteceram, mas com a colaboração de muitos Irmãos da região, que colaboravam comparecendo às reuniões semanais e ajudavam na composição da Loja, elas foram ultrapassadas, em especial a colaboração dos Irmãos Nilton e Jair Joslin, do Dr. Luiz Felipe e Nelson Costa, incansáveis colaboradores.

Tendo assumido o cargo de Venerável Mestre em 1986 o Irmão Antônio da Silva Pinhatari, propôs a uma incorporadora de Londrina, uma permuta do prédio da Loja, pela construção de uma nova, tendo a Construtora Itaplã adquirido o terreno no endereço atual da Loja Cavaleiros da Paz e nele construido o edifício que abrigava a Loja que, depois de algum tempo foi ampliado, conforme se encontra no momento.

Foram anos de lutas, esforço de todos os Irmãos, perseverança e acima de tudo de Amor a causa da Arte Real, para chegar ao Templo que hoje abriga os 86 Irmãos pertencentes ao Quadro da Loja Cavaleiros da Paz Nº 25.

A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Irmão José de Faria, Eminente Deputado do Grão Mestre e Membro Ativo da Loja Cavaleiros da Paz Nº 25, “saúdam” a referida Loja e todos os seus Obreiros pela passagem de mais um aniversário, chegando 51º ano de muito trabalho, dedicação, luta, perseverança e amor à Loja Cavaleiros da Paz Nº 25 do Oriente de Londrina, que nesta data é saudada por toda jurisdição de nossa Potência.

Comments (1)

Salve, Loja Mãe!

Deixe seu comentário