A Loja Cavaleiros de São João Nº 156 do Oriente de Curitiba, fundada em 8 de agosto de 2011, nasceu com a visita do Grão Mestre Iraci da Silva Borges a Loja Liberdade Nº 81, na qual estava presente também a Loja Emiliano Perneta Nº 119, lançou o seguinte desafio: “Que os Irmãos que praticam o Ritual de Emulação fundassem mais 3 (tres) Lojas em Curitiba, ele transformaria o Auditório da Grande Loja do Paraná em um Templo para os trabalhos no Ritual de Emulação.
Com o nome sugerido e aprovado de Cavaleiros de São João, em homenagem a São João Esmoler de Jerusalém, aceito por todos e com a devida aprovação do Grão Mestre, foi realizada a Cerimônia de Fundação na Sala dos Passos Perdidos da Associação Fênix no dia 8 de agosto de 2020.
Sua diretoria ficou assim constituída: Presidente – Irmão Reynaldo Carlos Dhein, 1º Vigilante – Irmão Anderson Dionísio Azambuja, 2º Vigilante – David Gustavo de Azambuja, Secretário – Daniel Prates, Tesoureiro – Edelberto Wilson Schmidt.
Os objetivos da Loja eram a divulgação do Ritual e sua prática, nos moldes dos trabalhos ingleses. E logo vieram os desafios, o então problemas os Presidente Irmão Reynaldo, precisou se afastar por problemas pessoais e pediu o Quite Placet, depois de 4 meses da fundação da Loja. Foi então necessário eleger um novo Presidente, sendo aclamado o Irmão Anderson Dionísio de Azambuja para ocupar o cargo.
Alguns Irmãos pediram o Quite Place, mas a Loja não se abateu e manteve seu espírito de União, em 12 meses cumpriu com os requisitos de uma Loja Autorizada. A Primeira Iniciação da Loja foi Presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Iraci, ocasião que receberam a Luz, quatro novos Irmãos.
Em 2012 foi cumprida a promessa do Grão Mestre de construir um Templo especifico para a prática do Ritual de Emulação, independente de não ter sido fundada as tres (3) Lojas, mas sim duas (2). Cavaleiros de São João Nº 156 e Cavaleiros Templários Nº 160.
Em 4 de setembro de 2012 a entrega da Carta Constitutiva definitiva e Instalação do Venerável Mestre Irmão Anderson Dionísio Azambuja. Em 5 de abril de 2013 em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da GLP aprovou o Regimento Interno e o Estatuto da Loja Cavaleiros de São João Nº 156.
No inicio de 2014 foi Instalado e empossado como Venerável Mestre o Irmão David Gustavo Azambuja. Que logo na sequencia resolveram ir para outra Potencia. Com isso o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar, incumbiu o Irmão Wilson de Oliveira (Delegado do Grão Mestre) para evitar que a Loja abatesse Colunas, este por sua vez, fez um excelente trabalho de recuperação de Irmãos Adormecidos, convidando Irmãos das Lojas que já trabalhavam no Ritual de Emulação e outros do REAA, para formar um grupo e dar sequencia a Loja Cavaleiros de São João Nº 156, e também convidou o Mestre Instalado Irmão Ivo da Silva Oliveira para conduzir os trabalhos, que foi de pronto aceito.
Em 18 de setembro de 2014, o Sereníssimo Grão Mestre Irmão Valdemar, deu posse à nova Diretoria para concluir a Gestão 2014/2016, tendo como Venerável Mestre o Irmão Ivo da Silva Oliveira, 1º Vigilante o Irmão João Mário Fernandes, 2º Vigilante o Irmão João Carlos Kincheski, como Secretário o Irmão Celso Augusto Malucelli Borne, Tesoureiro o Irmão Orivaldo Marchiani, 1º Diácono o Irmão Victor Hugo W. Baggio, como 2º Diácono o Irmão Marcello Jaskiw Pulter, Guarda Interno o Irmão José Henrique Ostapiuk e Cobridor o Irmão Giuliano Marchiani.
Para Gestão 2020/2022 foi eleito Venerável Mestre O Irmão Marcello Jaskiw Pulter, que terá a incumbência de empunhando o 1º Malhete da Loja Cavaleiros de São João Nº 156, conduzir seus destinos neste biênio.
A Grande Loja do Paraná através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Correa de Sá e o Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, cientes de todo trabalho realizado para manter as Colunas da Loja Cavaleiros de São João Nº 156, fortes, altivas e vibrantes, “Parabeniza” aos Irmãos pela passagem do 9º Aniversário de Fundação, certos que as dificuldades do passado são motivadoras para o brilhantismo do futuro.
Parabéns Loja Cavaleiros de São João Nº 156 – Viva ! Viva ! Viva !

