No dia 30 de julho, a Loja Colunas de Itaipu nº 148, Oriente de Foz do Iguaçu, fez uma sessão informal de estudos aprofundados e ao ar livre sobre a Abóboda Celeste dos templos maçônicos, entrando nos conceitos da Astronomia na prática e observação dos astros contidos nos tetos de nossas Lojas.
A reunião foi realizada, no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, do Parque Tecnológico Itaipu- PTI com a finalidade de complementar o trabalho sobre a Abóbada celeste dos templos maçônicos, elaborado pelo Mestre Instalado Irmão Jose Edson Betioli.
O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho caracteriza-se como um centro de ensino não-formal, que tem a missão de divulgar e disseminar conhecimentos e técnicas relacionados à Astronomia e ciências afins. O espaço se integra aos atrativos turísticos do Destino Iguassu e está inserido no rol de atrações do Complexo Turístico Itaipu.
As instruções foram conduzidas pelo coordenador do Polo Astronômico Professor Janes Vilaça.
As etapas da sessão foram:
Plataforma de observação a olho nu
Nesse local foi possível praticar a Astronomia sem equipamentos e identificar no céu os astros da nossa Abóboda Celeste. Os IIr.´. tiveram um panorama do céu estrelado sob o ponto de vista de diversas culturas, além de entender o conceito de constelações e diferenciar os vários tipos de astros visíveis nessa noite.Vale ressaltar que nesse dia, 30/7/2015, as instruções foram realizadas sob a claridade da lua Azul e céu límpido.
Observatório
Por meio de um grande telescópio, Schmidt-Cassegrain de 11” (280 mm), instalado sob uma cúpula que mede seis metros de diâmetro foi possível observar naquela noite o planeta Saturno e algumas de suas luas.
Planetário
Para encerrar os estudos os irmãos participaram de uma sessão no Planetário. Que é um espaço com uma cúpula de 11 metros de diâmetro e oito metros de altura.
No Planetário são exibidas sessões temáticas, com recursos multimídia, que variam de acordo com a época do ano. Projetores especiais permitem a visualização de um céu estrelado virtual de qualquer latitude e em qualquer horário. Fazendo uma verdadeira viagem espacial por todo sistema solar até sair de nossa Galáxia.
A prática no Observatório e Planetário fechou os conceitos apresentados em Loja na semana anterior pelo nosso Irmão Jose Edson Betioli, que fez uma brilhante explanação sobre a Abóboda Celeste e seus astros, com a interpretação dos seus significados, místicos e exotéricos.
O Venerável Mestre Ione de Souza Silva, agradeceu a presença de todos os Irmãos pela presença e pelo aprendizado e deixa o convite para os Irmãos conhecerem em sua visita ao Complexo de Itaipu.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/itaipu.visita.pai/”/]