Em 10 de maio de maio de 1990, foi fundada no Oriente de Cascavel, a:
- A. R. LOJA SIMBÓLICA CONSCIÊNCIA E TRABALHO Nº 102.
Com as Colunas erguidas a prumo e com muitas conquistas, a Loja completa o seu 31º Ano de existência.
Os primeiros passos desta longa caminhada foram dados ainda em 1988, quando começaram os encontros de um pequeno grupo de Irmãos da Loja Luz da Fraternidade III, na busca de novos horizontes. Em 10 de maio de 1990 era formalmente fundada a Loja Consciência e Trabalho que, sob os auspícios do G.A.D.U., adotou o REAA filiando-se ao Grande Oriente do Paraná (GOP),
A sua regularização aconteceu em 8 de dezembro da quele mesmo ano, em Sessão Especial da Loja Mãe. Em 2 de dezembro de 1991, a Lei 2248/91 declarou a Loja de Utilidade Pública Municipal.
Em setembro de 1995 a Loja cascavelense, decidiu deixar o GOP e recebeu cerca de dois meses depois a Carta Constitutiva Provisória, expedida pela Grande Loja do Paraná, sendo que a Carta Constitutiva Permanente que marcou a filiação da Consciência e Trabalho à Grande Loja do Paraná é datada de 27 de novembro de 1996, conforme Decreto Nº 192/1996.
Foram seus Fundadores:
- PAULO ALENCAR ULIANA ZAGO.
- EDUARDO FRANCISCO SCIARRA.
- ALIRIO CARVALHO.
- LUIZ ROBERTO GONÇALVES MELLO.
- PAULO SILAS ROCHA.
- ORIVAL ALVES.
- SEBASTIÃO DUMON DE FREITAS.
- CARLOS HENRIQUE TADEU MAREZE.
- LUIZ CARLOS VETTORAZZI E
- PEDRO MARTÍNI.
O notável na atitude desses 10 valorosos Irmãos, foi priorizar naquela época, não a construção de um Templo, mas sim a implantação de uma Escola para qualificação de Mão de Obra, entre as pessoas carentes. Assim, em 1994, tinha efetivamente inicio a construção do que mais tarde viria ser sede da Escola Profissionalizante Gracinda Ferreira da Rocha, em terreno no bairro Jardim Tropical. Faltava criar uma Formula para manter essas atividades, o que resultou na constituição de uma fundação cujos patrocinadores são os próprios Irmãos da Loja.
A Fundação Consciência e Trabalho é reconhecida com certificados de Utilidade Pública Municipal (Lei 2697/1997 de 15/07/1997), de Lei Estadual (Lei Nº 12.579 de 08/06/1999 e Federal (Portaria Nº 2265 de 25/09/2012). Suas Oficinas e Salas de aula já foram frequentadas por mais de 6000 pessoas carentes, desempregadas ou sem profissão definida, com a ideia de torna-las pessoas tecnicamente mais qualificadas.
A Loja Consciência e Trabalho, conta no seu Quadro de Obreiros com 35 Irmãos, sendo: 4 Aprendizes, 3 Companheiros, 18 Mestres Maçons e 10 Mestres Instalados. Seu Venerável Mestre é o Irmão Gilson Luiz Anizelli, para o período 2020/2022.
A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem “PARABENIZAR” a Loja Consciência e Trabalho Nº 102 no Oriente de Cascavel pela passagem do 31º Aniversário de Fundação, extensivo a todos os seus Obreiros, desde os seus Fundadores. Com a certeza de que as sementes plantadas deram excelentes frutos, que a ideia de seus fundadores continua sendo levada a frente pela Loja como um compromisso com a comunidade, além de fortalecer os laços de União e Harmonia entre os seus Obreiros consciente dos valores morais a serem repassados, bem como o compromisso de aperfeiçoar o Ser Maçom.
Parabéns Loja Consciência e Trabalho Nº 102 do Oriente de Cascavel. – Viva ! Viva ! Viva !