Fundada em 14 de outubro de 2001, a Loja Esperança Matelandense Nº 115, surgiu no Oriente de Matelândia, tendo em vista a semente de sua fundação ser originária da Ordem DeMolay e completa 19 Anos de Fundação.
Tudo começa com a Iniciação no Capítulo Jadson de Souza Nº 207 em Cascavel, no dia 26 de maio de 2001, quando o filho do Irmão Antônio Carlos Brandão, até então sobrinho Rodrigo Brandão entra na Ordem DeMolay e cerimônia não presenciada pelo Irmão Antônio Carlos.
Em encontro casual em Matelândia dos Irmãos Antônio Carlos Brandão e Luiz Alberto Soccol, começaram a conversar sobre a Iniciação na Ordem DeMolay do sobrinho Rodrigo, cujo padrinho no Capítulo foi Vinícius Soccol, filho do Irmão Luiz Alberto. A luz desses jovens foi a influência necessária para que nesse diálogo entre Irmãos, brotasse a ideia de fundação de uma Loja Maçônica em Matelândia.
Os Irmãos Brandão e Soccol, imbuídos do desejo de transformar a ideia em realidade, pesquisaram naquele oriente a existência de outros Maçons, conseguindo arrebanhar mais dois Irmãos (Clarito da Silva e Fernando Flores). Após a descoberta de novos Irmãos foi marcada uma reunião na casa do Irmão Brandão para tratar de assuntos iniciais da fundação da Loja. Nesta reunião foi realizada uma ligação telefônica para o então Sereníssimo Grão Mestre Irmão Sidney Pinto, que encampou a ideia, marcando uma nova reunião no Oriente de Foz do Iguaçu, para que fossem traçados os rumos iniciais da fundação da Loja. Nesta oportunidade foi apresentado o Irmão Ciro de Cesare para fortalecer os Quadros da fundação da Loja.
Após os devidos trâmites, realizou-se a reunião de fundação no dia 14 de outubro de 2001, na residência do Irmão Brandão, da
- Loja Esperança Matelandense Nº 115.
Ficou estabelecido também nesta reunião, a 1ª Diretoria da Loja, assim composta: Presidente (Venerável nas duas primeiras gestões) o Irmão Antônio Carlos Brandão; 1º Vigilante: o Irmão Clarito da Silva; 2º Vigilante: o Irmão Luiz Alberto Soccol; Secretário: o Irmão Fernando Justino Flores; Orador: o Irmão Ciro de Cesare.
As primeiras reuniões foram realizadas na residência do Irmão Brandão, sendo que posteriormente, até o ano de 2008, os trabvalhos foram realizados no Templo da Loja 25 de Julho Nº 50 do GOP em Medianeira. A quem a Loja Esperança Matelandense externa sua gratidão e apreço pelo auxilio. Com as Obras da Construção do Templo Próprio em andamento e a sua conclusão em futuro próximo, os trabalhos pós pandemia, serão realizados , mesmo que provisóriamente na nova edificação, na Rua Copacabana Nº 635 no Loteamento Recanto dos Sonhos no bairro de São Cristóvão em Matelândia.
A Loja Esperança Matelandense está sendo dirigida no Biênio 2020/2022 pelo Venerável Mestre Irmão Daniel Meditsch Pinto e conta com 23 Obreiros em seu Quadro, sendo 2 Aprendizes, 2 Companheiros, 13 Mestres e 6 Mestres Instalados.
A Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem “Parabenizar” a Loja Esperança Matelandense Nº 115 e aos seus Obreiros, pela forma determinada e precisa, como tem levado seu Planejamento, nesses 19 anos desde sua fundação, na busca incessante do aperfeiçoamento do ser humano e a constante ajuda na filantropia na comunidade Matelandense.
Parabéns Loja Esperança Matelandense Nº 115 de Matelândia.
Viva ! Viva ! Viva !
Queridos irmãos,
É com grande alegria que os torno a encontrar via web. Queridos irmãos Brandão, Capitão Clarito e Luiz Soccol, vcs não imaginam a minha felicidade em saber que a nossa ARLS tornou-se realidade.
Fiquei afastado dos trabalhos desde que saí ver Matelândia, da BRATAC, mas hoje estou querendo retornar e já dei meus primeiros passos neste sentido!!, Estou frequentando uma Loja daqui como visitante.
Entretanto preciso que me enviem uma cópia de todo o meu histórico e um quit placet, para:
FERNANDO JUSTINO FLORES
R Conselheiro Araújo 185, Apt 01.
80060-230
Curitiba Pr
f.j.flores@hotmail.com
T: F:.A:.
PS: o irmão Thiago , VM daquu entrará em contato