Em 17 de junho de 2019, foi fundada no Oriente de Guarapuava a:
- A. R. L. S. GUARDIÕES DO FORTIM ATALAIA Nº 188.
Que comemora o 2º ano de existência e trabalha no Ritual de Emulação.
A Loja trabalha no pavimento inferior do Templo da Loja Acácia do Terceiro Planalto Nº 75 no Oriente de Guarapuava.
Fizeram parte da fundação, os seguintes Irmãos:
- Adriano de Oliveira Torres Carrasco
- Allan Marcos Araújo Sebiel
- José Carlos Cassoli
- José de Jesus do Couto
- Loan Phellipe Motyl
- Maico Taras da Cunha
- Marcelo Maravieski
- Mário César da Silva Pereira
- Nelson Becker Junior
- Odair Oliveira Junior
- Pablo Shylandoa Martins da Costa
- Pedro Alberto Ilibrante
- Rodrigo Marques Cassoli
- Rodrigo Thomaz Michaloski Oliveira
- Tanios Carlos Abdallah
- Tanios Carlos Kozan Abdallah.
Passados 4 anos da fundação da última Loja Maçônica do município de Guarapuava no Estado do Paraná e tendo em vista o número crescente de Irmãos ingressando à Fraternidade, um grupo de 16 irmãos resolveram fundar em Guarapuava, uma nova Loja Maçônica, para que todos os Irmãos tenham a oportunidade de ocupar um cargo, a fim de expandir seus conhecimentos na maçonaria, porém, com um rito diferente do que as 5 Lojas do município já praticavam.
Paralelamente a essa proposta houve a inclusão do Sagrado Arco Real de Jerusalém pela Grande Loja do Paraná, uma ordem Colateral da maçonaria Simbólica com origem inglesa e foi assim que surgiu a ideia de trazer o Ritual de Emulação, que teve sua origem do antigo ofício (Rito de Craft) e foi desenvolvido para Unificar a Maçonaria Inglesa após a união da Grande Loja dos Modernos com a dos Antigos.
Um Grupo Capitaneado pelo Delegado do Distrito Irmão Paulo Caggiano, iniciaram o estudo de viabilidade da implantação desse Ritual nas terras do terceiro planalto, após o estudo, a elaboração de um planejamento bem desenvolvido e o apoio incondicional das Lojas do Município, através de seus Veneráveis Mestres e da Grande Loja do Paraná. Toda essa viabilidade só foi possível graças ao Irmão Renato Alexandre Gouvêa que como bom Mestre, não mediu esforços para ensinar a prática correta e a história desse belíssimo Ritual. Então, foi forjada uma nova oficina.
Após o projeto ter tomado forma, ficou a critério dos 9 primeiros irmãos escolherem o nome da Oficina, que através de pesquisas e um debates porfírico, os irmãos chegaram ao consenso de que a Nova Loja deveria abrigar o Nome do Patrimônio Histórico de nossa região o “Fortim Atalaia”. Patrimônio esse que foi construído quando houve o início do povoamento de Guarapuava no século XVIII, por meio das Expedições do Tibagi e sendo concretizado pela Real Expedição de Conquista do Povoamento dos Campos de Guarapuava, comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que chegou à região em 17 de Junho de 1810 e fez construir o Fortim Atalaia, onde abrigou as primeiras tropas, seus familiares e povoadores que dela fizeram parte. O Fortim Atalaia protegeu os componentes da Expedição dos frequentes ataques dos índios, pertencentes às três tribos que habitavam a região (Camés, Votorões e Cayeres ou Dorins).
Por ser originada através das Oficinas Cavaleiros da Acácia e da Acácia do Terceiro Planalto foi pensado em utilizar a Palavra Guardiões, pois para essa nova oficina seria levado todas as boas práticas que ali existiam uma espécie de legado, honra e agradecimento pelas práticas ilibadas que foram ensinadas e erigidas por essas lojas ao longo da história maçônica em Guarapuava. Os membros seriam guardiões dessa tradição e de seus valores, então no dia 17 de Junho de 2019 às 19h00min nasce a Oficina: Guardiões do Fortim Atalaia.
A Loja é dirigida pelo Venerável Mestre Irmão Tanios Carlos Kozan Abdallah e conta no seu Quadro de Obreiros com 17 Irmãos, sendo 3 Aprendizes, 3 Companheiros, 7 Mestres e 4 Mestres Instalados.
A Grande Loja do Paraná representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, vem nesta oportunidade “PARABENIZAR” a Loja Guardiões do Fortim Atalaia Nº 188, no Oriente de Guarapuava, pela passagem do 2º Aniversário de Fundação, rogamos ao Grande Arquiteto do Universo que continue derramando as suas bênçãos aos Irmãos responsáveis por conduzir os destinos da Loja, deixando o nosso agradecimento pelos excelentes trabalhos em prol da Maçonaria Universal e por consequência da Grande Loja do Paraná.
Viva ! Viva ! Viva ! Loja Guardiões do Fortim Atalaia Nº 188 de Guarapuava.
Olá! Quando criança tive contato com macon e tinha admiração por suas atividades e do jeito que trasmutia seus conhecimentos.
Meu pai” hoje ja falecido” era funcionário dele.
Creci com administração à ordem e sonhava em ser membro dela.
Hoje por acaso encontrei essa nova loja e percebi quê um membro talvez me conhece ( Nelson Becher)
Deixo aqui meu interesse a ingressar à Irmandade.
Atenciosamente: Vilson sceny.
Se tem vontade mesmo, o correto é você falar diretamente com tal pessoa e comunicar sua vontade, não deixar recado em pag web… Sugiro que assim o faça.
Amados irmãos maçons gostaria de fazer parte da ordem e um desejo pessoal de crescer com Os irmãos
Meu bisavo David moscaleski era maçon morava em guarapuava nos primordios da cidade meu avo ja trazia alguns dos ensinamentos maçonicos porem esses conhecimentos até entam se mantiveram afastados de min, nasci em guarapuava me criei na rua padre chagas um dia quem sabe conheço o a A.R.L.S Guardioes do atalaia .
T.F.A .’.
Reginaldo Léo Santos.
Gostei muito da história dessa Loja e adorei o nome da mesma. Parabéns a todos os membros da Loja.