No dia 15 de novembro de 1971, no Oriente de Curitiba foi fundada a:
- AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA UNIÃO JUSTIÇA E VERDADE Nº 28.
A Loja União Justiça e Verdade, tem uma história de Irmãos que desejavam edificar uma Loja Maçônica, baseada fundamentalmente, na mais alta concepção de Fraternidade, onde a filosofia é de repúdio ao impulso egoístico.
Assim, para o maçom, ao fazer parte da grande comunidade universal, é imperativo que o bem estar coletivo subordine a Liberdade individual. Da mesma forma, a diferença das quantidades pessoais dos indivíduos não deve patrocinar desigualdades, pois cada um empresta de si algo de bem para o progresso da Pátria, para estabilização social, econômica e moral de sua Família. Lamenta-se que nem todos possuem as mesmas armas e os mesmos meios para cumprir essa missão, e o nivelamento dessas armas e desses meios é o que se deve entender por igualdade.
Assim, tributando louvor aos princípios filosóficos dos nossos grandes mestres, consagrados ao longo dos tempos, e que marcaram a presença da Maçonaria no curso da história da humanidade, é que se fundou a Loja União Justiça e Verdade Nº 28. pelos Irmãos:
- Natanael Marques de Araújo.
- Thadeu João Kempa;
- Ambrósio Kulik;
- Itamar Valentim Nunes;
- Paulo Banach Sobrinho;
- Julio César Gomes;
- Ercias de Araújo Bueno;
- Valfredo Eduardo Purim, e ainda a presença do Irmão
- Ozeil Moura dos Santos.
Participou também, da reunião, que aconteceu na segunda feira (15/11) a tarde (15h) na Rua Buenos Aires Nº 277, o Irmão Álvaro Antônio Rubini, Venerável Mestre da Loja Tiradentes Nº 18.
No dia 8 de julho de 1972, foi feita a leitura em Sessão Magna o Decreto Nº 005-72/74 emitido pelo Grão Mestre Major Cícero Marques, concedendo a Carta Constitutiva definitiva, sendo seu 1º Venerável Mestre o Irmão Valfredo Eduardo Purin.
No dia 7 de outubro de 1978 a Loja em Sessão Econômica de 1º Grau, recebeu a lustre visita do saudoso Irmão Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Que na hora da palavra, agradeceu a acolhida e estando a Loja em Campanha para reforma do Templo, fez questão de contribuir com Cr$ 2.000,00 (Dois mil cruzeiros) valor igual ao solicitado a cada Irmão da Loja e a seguir brindou a todos em primeira audição da musica “Acácia Amarela” que seria incluída em seu próximo disco.
A Loja União Justiça e Verdade Nº 28, conta hoje no seu Quadro de Obreiros com 64Irmãos, sendo: 4 Aprendizes, 6 Companheiros, 40 Mestre e 13 Mestres Instalados e seu Venerável Mestre é o Irmão Luiz Eduardo Ivo.
A Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e do Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, juntamente com toda jurisdição, vem “Parabenizar” a Loja União Justiça e Verdade Nº 28 no Oriente de Curitiba, pelo Aniversário de 50 anos de fundação (Jubileu de Ouro). Certos de que o sonho dos seus fundadores vem sendo realizado e aperfeiçoado, pelos que os sucederam, além da representatividade da data escolhida, Proclamação da República, vivenciando os ideais da Liberdade , Igualdade e Fraternidade.
Parabéns Loja União Justiça e Verdade Nº 28 de Curitiba. – Viva ! Viva ! Viva !