Na data de 26 de agosto de 2017, em noite Memorável e Festiva, o nosso estimado Irmão Júlio Cesar Nogueira Dutra, Venerável Mestre da Loja XIII DE MAIO no Oriente de Faxinal, abriu os trabalhos no grau de “Aprendiz Maçom” dando assim origem ao Milésimo Balaústre do primeiro grau da Maçonaria Simbólica da Loja XIII de Maio.
Na Ordem do Dia foram feitas as leituras resumidas dos principais balaústres, que de forma emotiva recordaram toda trajetória da Loja XIII de Maio, e durante as homenagens vários Irmãos utilizaram-se da palavra para relembrar passagens e fatos marcantes.
Durante as leituras dos balaústres e das manifestações dos irmãos, ficou evidente que a trajetória da Loja XIII de maio é uma trajetória de sucesso no âmbito da Filosofia Maçônica bem como nas atividades Filantrópicas.
A Loja criou juntamente com pessoas da sociedade, não Maçons uma organização chamada Ferra Bode que tem como objetivo principal a realização de um prato típico (costela) que é realizado uma vez por mês e tem sua renda destinada a Filantropia.
O Venerável Mestre Irmão Júlio Dutra, recordando a história de sua Loja e os obreiros relembraram os valorosos Irmãos fundadores desta oficina, que possivelmente no dia 13 de maio de 1980 queriam um lugar simples para se reunir e conviver em harmonia, paz e concórdia, no verdadeiro Amor Fraternal, e desta forma deram origem a uma Loja que hoje é exemplo pela prática dos bons costumes, da verdadeira Maçonaria e referência em nossa região.
Estiveram presentes irmãos visitantes de várias Lojas da Região e a Grande Loja esteve representada pelos Irmãos:
- Irmão Valdemar Kretschmer, Sereníssimo Grão Mestre;
- Irmão Ivo Wissner, Eminente Delegado do Grão Mestre para o 2º Distrito;
- Irmão José de Faria, Grande 1º Vigilante.
O Sereníssimo Grão Mestre irmão Valdemar Kretschmer usando da palavra, parabenizou ao Venerável Mestre Irmão Julio e por extensão a Loja XIII de Maio, pela Organização e Preparação desta data memorável. O Presidente do Conselho de Veneráveis Mestres Norte do Paraná irmão Rogério Móvio, também parabenizo o Venerável Mestre, pela perfeita condução dos Trabalhos e a Loja XIII de maio pela confecção de seu milésimo balaústre em Sessão de Arendiz Maçom, bem como a todos os obreiros da oficina pela forma carinhosa e fraterna que receberam todos os convidados.
Ao final da sessão, a Loja XIII de Maio fez uma homenagem de agradecimento ao Sereníssimo Grão Mestre com uma placa comemorativa ao evento e em seguida, ofereceu a todos um delicioso ágape onde foi servido o prato tradicional do grupo Ferra Bode, uma deliciosa Constelada.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Faxinal.1000Balustre.26.08.17/”/]