Faleceu no dia 20 de fevereiro o Past Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, Iraci da Silva Borges, uma das lideranças mais influentes da Maçonaria brasileira, que dedicou décadas de sua vida ao aperfeiçoamento da Ordem. Ocupando cargos de grande importância não apenas no Brasil, mas também no cenário internacional, sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a fraternidade, a ética e o desenvolvimento da Maçonaria no país.
Para o Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, que decretou luto de 21 dias, sendo nove deles com suspensão dos trabalhos, o falecimento do Irmão Iraci da Silva Borges representa uma grande perda para a Maçonaria brasileira, principalmente pelo legado construído com árduo trabalho ao longo dos anos. O momento deixa profundas marcas não apenas na Grande Loja do Paraná, mas na Maçonaria Universal.
“O Irmão Iraci, além da Cultura Maçônica e Sabedoria, é exemplo, sobretudo de Amor à Ordem. Seu pensamento, ações e palavras permanecerão para sempre entre nós, inspirando gerações que certamente seguirão o seu caminho. Importante enfatizar, por fim, que o Irmão Iraci tinha profundo “Orgulho de ser Maçom”, tanto que fez desta expressão o lema de sua gestão à frente da nossa Grande Loja”, disse o Grão-Mestre.
Vida e Carreira
Nascido em 27 de maio de 1952, Iraci Borges seguiu carreira no Direito, especializando-se em Direito do Trabalho, Previdenciário, Processual do Trabalho e Trabalho Comparado. Sua formação acadêmica o levou a participar de uma capacitação na Universidade de Wisconsin – Madison Industrial Relations Research Institute, nos EUA, onde estudou sindicalismo, negociação coletiva, mediação e arbitragem.
Além de sua atuação profissional, sempre esteve profundamente envolvido com a Maçonaria, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da Ordem.
Ingresso e Ascensão na Maçonaria
Iraci Borges foi iniciado na ARLS Dario Velozzo Nº 6 em 13 de novembro de 1989. Desde então, demonstrou dedicação e liderança, o que lhe garantiu diversas ascensões dentro da Maçonaria. Em 6 de novembro de 1999, atingiu o mais alto grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, sendo investido como Inspetor Geral da Ordem, Grau 33.
Na Maçonaria Simbólica, ocupou os seguintes cargos:
- Venerável Mestre da ARLS Dario Velozzo (1994-1995);
- Deputado da Loja Dario Velozzo perante a Grande Loja do Paraná (1996-1999);
- Delegado da Grande Loja para o Primeiro Distrito (1996-2000);
- Grande Orador da Grande Loja do Paraná (2000-2002);
- Grande Secretário de Relações Exteriores da GLP (2002-2005);
- Deputado do Grão-Mestre (2005-2011);
- Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná (2011-2014).
Na Maçonaria Filosófica, também exerceu funções de destaque:
- Presidente da Loja de Perfeição José Carvalho (1995);
- Presidente do Capítulo Rosa Cruz João de Mattos Guedes (1996);
- Presidente do Conselho de Cavaleiros Kadosh Dr. Álvaro de Figueiredo II (1998-1999);
- Presidente do Consistório dos Príncipes do Real Segredo Dr. Moreira Sampaio (2000-2001);
- Delegado do Grande Inspetor Litúrgico da Primeira Região do Paraná (2002-2011).
Seu comprometimento e conhecimento maçônico lhe renderam grande prestígio entre os Irmãos e autoridades da Ordem.
Reconhecimentos e Homenagens
O Irmão Iraci chegou a receber honrarias até mesmo de potências estrangeiras. Em 2014, participou dos festejos da Grande Loja do Paraguai, quando foi surpreendido ao lhe concederem o Título de Membro Honorário da ARLS Leonardo da Vinci Nº 152, Oriente de Assunção/Paraguai. Durante uma sessão ritualística, recebeu a referida honraria, demonstrando seu impacto no cenário maçônico.
Em uma ocasião mais recente, na 3ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do ano de 2023, o Irmão Iraci, junto de outros Past Grão-Mestres, foi agraciado com a Comenda Mario Behring, a maior honraria concedida pela CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil), em razão de proposta do SGM Irmão Marco Antônio (no mesmo sentido também para os Past Grão-Mestres Irmãos João Carlos Silveira e Valdemar Kretchmer).
E em janeiro de 2024 mais uma honraria lhe foi garantida, desta vez pela Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), onde lhe foi homenageado com a comenda “Grã-Cruz da COMAB”, tendo sido anunciada na Assembleia Geral em Agosto/2024 (Natal/RN), porém, o Irmão Iraci já estava debilitado e não pôde comparecer, sendo a entrega realizada posteriormente.
Legado
Ao longo de sua trajetória, Iraci Borges recebeu diversas homenagens por sua dedicação. Seja por Lojas jurisdicionadas pela GLP ou por outras potências, seu empenho pela Maçonaria era visível a todos.
Na Assembleia Legislativa realizada em Londrina, no dia 17 de setembro de 2022, esse empenho foi recompensado quando recebeu a mais alta honraria da GLP, a Comenda Gralha Azul, por seus esforços em prol da Ordem. Seu impacto na história da Maçonaria permanecerá vivo, servindo de inspiração para as futuras gerações.














