O Grão Mestre Iraci da Silva Borges, acompanhado dos Oficiais da GLP, irmãos Flávio Hermógenes Gaspar, Valdemar Kretschmer e Eduardo Vieira, estiveram no último dia 14 no Oriente de Bituruna, para relizar a cerimônia de Sagração do Templo da Loja Acácia de Bituruna Nº 98, fundada em 18/06/1993.
A Comitiva da GLP foi recebida pelos irmãos Rui de Cesaro, (venerável), Rudinei Agustini e Nabor Antonio Giacomini,ainda no período da tarde, quando fizeram uma visita preliminar ao templo, a fim de prepará-la para Sessão de Sagração.
À noite por ocasião da sessão, a Loja recebeu as visitas do Delegado do Grão Mestre irmão Fioravante Osvaldo Wolf do 14º Distrito, João Batista Stringhini, venerável mestre da Loja Acácia I Nº 42 do Oriente de União da Vitória acompanhado de vários obreiros de sua oficina , além de irmãos que nasceram em Bituruna e que hoje residem em nossa Capital.
A Cerimônia foi presidida pelo Grão Mestre Iraci que destacou a importância da Sagração do referido Templo, facilitando o processo de Iniciação dos Irmãos da cidade, não sendo mais necessário o deslocamento para o Oriente de União da Vitória para as Sessões Magnas.
O irmão Nabor, ao agradecer a visita da comitiva, ressaltando ser esta a 1ª vez que um Grão Mestre da GLP visita esta Oficina, sendo portanto um marco histórico; agradeceu também a presença dos Oficiais da GLP, e principalmente aos Irmãos da Loja Acacia I Nº42 de União da Vitória, representados pelo seu venerável mestre pela grande ajuda que sempre prestaram, tornando viável, em muitas vezes a realização de uma Sessão.
Após a Sessão, os presentes foram recepcionados em um dos Restaurantes da cidade para um Ágape fraternal.
Por Eduardo Vieira, para www.glp.org.br
Bituruna foi fundada em 23 de dezembro de 1924, quando foi vendido o primeiro lote de terra ao Sr. MIGUEL LEONARTOVICZ, sendo a primeira família a aqui se estabelecer, no ano de 1924. Situado no sul do Estado do Paraná, a cerca de 80 kilômetros de União da Vitória, o município tem uma população de pouco menos de 20.000 habitantes (17.538 em 2005 conforme dados do IBGE-2005), com pouco mais de 50% residentes na zona rural.
O município de Bituruna tem sua economia diversificada. Está em desenvolvimento a implantação do pólo têxtil, mas destacam-se também na agricultura, na produção de vinho e na indústria da transformação, principalmente na área da madeira, setores para os quais apresenta demanda de qualificação.
(Dados obtidos de www.bituruna.pr.gov.br)