Por Grande Secretário de Comunicações Adjunto, Irmão Sérgio Brum
Nos dias 12 e 13 de julho, Maringá foi palco do 1º Seminário Maringaense do Rito Schröder, sob o lema “Rito de Schröder – Uma verdadeira Escola de Humanismo e Humanitarismo”. O evento marcou as celebrações do 2º aniversário da ARLS Cidade Canção, nº 195, daquele Oriente.
O Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, que não pode estar presente em razão de compromissos maçônicos anteriormente agendados, assim destacou:
“Parabenizamos na pessoa do Venerável Mestre, Irmão Marcelo Ortiz, a ARLS Cidade Canção n. 195, não só pela dedicação e comprometimento, mas também pelo Amor à Ordem e ao Rito de Schröder, ao promoverem o evento voltado à sua divulgação”
Diversas personalidades maçônicas estiveram presentes, incluindo o Eminente Deputado do Grão Mestre da GLP, Irmão José de Faria, o Eminente Delegado do SGM para o 14º Distrito Maçônico, Irmão Paulo Fernando Santana, e outros dignitários destacados. Participaram obreiros das ARLS: Cidade Canção, nº 195 de Maringá (GLP) – anfitriã; Alberto Androvicis, nº 79 de Rolândia (GLP); Colunas da União, nº 175 de Maringá (GLP); Grão Mestre Sidney Pinto, nº 184 de Cascavel (GLP); Fraternidade Universitária, nº 186 de Maringá (GLP); Schröder Londrina, nº 133 de Londrina (GOP); e Acácia de Dourados, nº 48 de Dourados-MS (COMAB), os Eminentes Delegados dos 13º e 9º Distritos também estiveram presentes, promovendo um enriquecedor intercâmbio de experiências e conhecimentos.
A programação teve início na sexta-feira, dia 12, com a Loja de Mesa, seguida por um café da manhã no sábado, dia 13, e um ciclo de palestras abordando temas como Humanismo, Humanitarismo e Docência Maçônica.
“O Primeiro Seminário Maringaense do Rito Schröder foi concebido para proporcionar uma experiência intelectual relevante aos participantes. Unimos a fraternidade à busca pela excelência no ensino dos valores do Rito, alcançando plenamente nossos objetivos”, celebrou o Venerável Mestre da Cidade Canção, Irmão Marcelo Ortiz Ferreira.
A participação ativa dos obreiros não só aprofundou os estudos como também fortaleceu a presença do Rito dentro da GLP, conforme destacou o Delegado SGM para o 14º Distrito Maçônico, Irmão Paulo Fernando Santana: “O evento foi de grande importância para a Grande Loja do Paraná, trazendo conhecimento e luz para os caminhos que devemos seguir, além de apresentar um novo Rito que, somado aos demais, fortalecerá nossa Potência.”
A realização deste seminário em Maringá reafirma o compromisso dos obreiros com a prática maçônica de qualidade, evidenciando a colaboração entre as Lojas do Rito para o crescimento da Maçonaria como um todo.