VII Encontro de Veneráveis Mestres debatem temas para o biênio 2024/2026

Mais de 140 Veneráveis Mestres da jurisdição estiveram reunidos para trocar experiências e discutir diferentes formas para enriquecer a administração frente às Lojas, durante o VII Encontro de Veneráveis Mestres, que ocorreu entre 5 a 7 de abril, na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, em Curitiba.

Sob o tema principal “Inspirar, Ensinar e Transformar”, o evento contou com diversas palestras e dinâmicas que propiciaram a convivência entre os irmãos e o engrandecimento da Ordem. “Somos, acima de tudo, transformadores e não construtores do meio em que vivemos, pois inspiramos a todos ao redor através do exemplo de nossas ações. Sei e tenho certeza de que os Irmãos farão um trabalho extraordinário em suas respectivas Lojas”, disse o Sereníssimo Grão-Mestre Marco Antônio Corrêa de Sá ao final do evento.

Motivação

Os participantes saíram do encontro motivados para o período de gestão e, inclusive, incentivando a participação dos demais Irmãos nos próximos cursos voltados aos demais cargos administrativos das Lojas.

“Foi um encontro fundamental para abrir os horizontes, com informações extremamente válidas. Quero dizer também, aos demais Irmãos [da administração das Lojas], que a participação nos próximos cursos é extremamente válida, pois saímos desses eventos com conhecimentos que nos ajudarão em nossa caminhada maçônica”, disse o Irmão Gorm Eugênio Berg von Linde, Venerável Mestre da ARLS Marechal Deodoro, nº 47. 

Para o Venerável Mestre da ARLS Novos Templários, nº83, Irmão Paulo Fabrício Camargo, o encontro foi fundamental para que os Irmãos recém empossados compreendam melhor todas as responsabilidades do cargo. “A dinâmica do curso foi excelente e com temas muito importantes. Esses três dias nos permitiram o convívio com os demais Irmãos, de todas as regiões do estado, e a trabalhar com assuntos pertinentes à gestão das Lojas”, frisou.

Já o Irmão Mario Armani Neto, Venerável Mestre da ARLS Colunas da Verdade e Fraternidade, nº147, reforçou que a experiência foi valorosa e gratificante. “Recebemos apoio da GLP para que possamos melhorar a nossa administração da Loja”, frisou. Para ele, a troca de experiência com os demais Irmãos enriqueceu as possibilidades do que todos podem executar durante suas gestões.

Encontro

O VII Encontro contou com a presença de diversas autoridades maçônicas entre eles o Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, que coordenou do evento, dos past Grão-Mestres Irmãos Iraci da Silva Borges, Valdemar Kretschmer, do past Deputado Irmão José Fernando de Paula, Delegados e demais Grandes Oficiais.  

A palestra inaugural foi proferida pelo Irmão Pedro Ricardo Souza Compasso, integrante da Grande Comissão de Aperfeiçoamento Maçônico, que abordou sobre o tema principal do encontro: “Inspirar, Ensinar e Transformar”.

O Irmão Nilson de Paula Xavier Marchioro, integrante da Grande Comissão de Aperfeiçoamento Maçônico, apresentou o título “Ritualística Maçônica: Misticismo ou Transcendência”. O Irmão Moacyr da Costa, integrante da Grande Comissão Ritualística (Schröeder) apresentou o tema: “Didática do Rito de Schröeder”; enquanto o Irmão Renato Alexandre Gouvea, Delegado e integrante da Grande Comissão Ritualística (Emulação), apresentou: “A identidade das Lojas do Ritual de Emulação”.

Já o Irmão José Carlos de Miranda, Grande Hospitaleiro, falou sobre “Hospitalaria Maçônica: sua importância e suas funções”, e o Irmão Jean Dal Maso Costi, Grande Secretário de Ação Social, abordou: “Filantropia Maçônica: Instrumento ou finalidade para transformação da Sociedade”.

O past Grão-Mestre, Irmão Iraci da Silva Borges, falou sobre o papel das “Entidades Paranamônicas” e o Irmão Newton Dan Faoro, integrante da Coordenação de Informática, apresentou: “Ferramentas Tecnológicas para administração das Lojas”.

O Irmão Ari Cesar Lemos, Grande Secretário de Comunicação Institucional, apresentou o tema: “Comunicação: a arte de conectar e engajar”; o Irmão Luiz Fernando Buba, integrante da Grande Comissão de Retenção, Manutenção e Expansão do Quando de Obreiros e Lojas, apresentou o tema: “Venerável Mestre: Agente ativo na motivação e fortalecimento do quadro de Obreiros de sua Loja”;  e o Irmão Antônio Pedro dos Santos, Grande Secretário de Planejamento e Gestão, abordou: “Equilíbrio Maçônico: Uma visão integrada para a programação anual”.    

Comments (1)

Experiência única!
De uma forma ou de outra, participei de todos os encontros anteriores, esse foi especial!
Minha eterna gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do evento, do SGM ao Presidente da Loja mais jovem(198)

Deixe seu comentário