Em viagem a cidade de Istambul (Turquia), no período de 11 a 15 de junho, onde participou de uma Convenção da empresa da qual trabalha, o Irmão Daniel M. Lopes- Aprendiz Maçom da Loja Luzes do Arenito Nº 150 Oriente de Paranavaí, recém iniciado (19/05/2012) e com a devida anuência da Grande Loja do Paraná, realizou visita a Grande Loja da Turquia, sendo recebido pelo Irmão Arif Davran, Grande Secretário de Relações Exteriores, com quem já havia troca e-mails antes da sua viagem.
Na Grande Loja da Turquia o Irmão Arif, recepcionou o Irmão Daniel, fazendo a visitação, mostrando os diversos Templos (10) lá existentes e o levando para um Restaurante dentro do próprio prédio da G.L., onde os maçons se reúnem antes das sessões para se confraternizar e onde pode o Irmão Daniel conversar com os Irmãos presentes, com uma privilegiada vista da cidade, observando a bela vista para o mar de Marmara e o Castelo do Sultão Ahamed e a Mesquita de Sofia através das janelas do restaurante.
O Irmão Daniel, participou da sessão na Loja 07 denominada “HURRIYET” no dia 12 de junho de 2012; quase todos os Irmãos vieram lhe cumprimentar antes do início da sessão, mas poucos falavam o inglês.
Com pouca experiência ainda com Maçom, observou algumas diferenças que cita, por exemplo: no “Altar de Juramento” são três livros ao invés de um (Alcorão, Bíblia Sagrada e Livro Judeu – em Turco denominado “Tevrat”); o Venerável Mestre é quem abre os livros no “Altar de Juramento”; o Irmão Orador quanto o Irmão Secretário não ficam no Oriente; os Aprendizes não sentam em bancos durante a sessão, sentam em cadeiras como os demais, mas na mesma posição – Coluna “B”; a loja conta com uma infra-estrutura tecnológica para a apresentação dos trabalhos (projetor, telão e etc).
Durante a sessão ainda, foi apresentado um trabalho em Turco sobre “Hermetismo”, Por curiosidade o “HERMETISMO” é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto (Hermes Três Vezes Grande).
Na hora da palavra, perguntou ao Irmão Grande Secretário, Arif Davran, se o mesmo considerava adequado pedir a palavra e se o mesmo poderia traduzir aos demais Irmãos. Ele me disse “vá em frente”, pois os Maçons são livres para se expressar. O Irmão Daniel fez a saudação como fazemos em nossas Lojas, e o Venerável Mestre Irmão Mehmet Zafer Aslan concedeu a palavra. Eis a integra da Palavra:
““Venerável Mestre, Irmãos primeiro e segundo vigilante, demais Irmãos, obrigado pela oportunidade de falar em Loja hoje. Confesso a vocês que como um jovem Aprendiz Maçom que a poucos meses foi iniciado, não é tão fácil falar em loja. Mas estou aqui com um pouco de coragem, mas principalmente movido pelo entusiasmo com o aprendizado deste novo caminho, a Maçonaria. O apoio dos meus Irmãos no Brasil e de meu novo Irmão Grande Secretário da Grande Loja da Turquia o Sr. Arif Davran, que senta-se a meu lado, e muito me sinto honrado por este gesto fraternal, me deixa muito à vontade para falar como se eu estivesse em minha Loja. Trago um T.:F.:A de nosso Venerável Mestre o Sr. Roberto Consalter e demais Irmãos de nossa Loja “Luzes do Arenito”, localizada no Paraná, no Sul do Brasil. Obrigado pelos Irmãos me receberem tão calorosamente, de forma aberta, me deixando à vontade e me fazendo sentir o espirito fraternal da Maçonaria tendo tido a comprovação que este sentimento permanece igual mesmo após a travessia de todo o oceano atlântico. Estou impressionado com seu país, sua história e antiguidades, a educação de sua gente. Da onde venho temos muito a aprender com vocês e admirar suas relíquias históricas e seu povo. Espero poder recebê-los em nosso País e em nossa Loja. Saibam que tem pelo menos um Irmão Maçom no Brasil, que lhes é grato e com quem podem contar para qualquer assunto”.
A matéria acima, foi motivo de uma Palestra realizada pelo Irmão Daniel na Loja Luzes do Arenito Nº 150 ratificou seus agradecimentos: aos irmãos Venerável Mestre Roberto Consalter, Primeiro Vigilante Italo Guzzo, o Secretário Marcos Charles e o Irmãos Rubens Monteiro e Rodolfo Bortolato pelo apoio dado, palavras de incentivo e de encorajamento, e a Grande Loja do Paraná pelo apoio.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/LA-Pvai.11.06/”/]