O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná (GLP), Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, juntamente com o Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, participaram da sessão de iniciação de 68 irmãos ao Grau 4 do REAA, durante este último final de semana no templo nobre da GLP. A sessão foi conduzida pelo Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil, Soberano Grande Inspetor Litúrgico e Assessor Especial do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Manif Antônio Torres Júlio.
O Irmão Marco Antônio destacou a beleza da sessão e o que ela representa neste momento. “A Cerimônia realizada no Templo Nobre da Grande Loja, cuidadosamente preparada por dedicados Irmãos que integram a administração da 1ª Inspetoria Litúrgica, presidida pelo Irmão Manif, inicialmente simboliza a extrema fraternidade existente entre a Grande Loja e o Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito desde sempre”, frisa. “A alegria estampada no semblante dos presentes, fortaleceu em nós a certeza de que, juntos estamos superando um dos períodos mais difíceis da humanidade e que, os nossos Irmãos, mesmo em meio à inúmeras dificuldades, não esmoreceram e continuam voltados ao aperfeiçoamento, através do estudo do Rito em toda a sua plenitude. Parabenizo à Inspetoria na pessoa do Irmão Manif e aos Irmãos iniciados”, disse o Grão-Mestre.
O Irmão José de Faria destacou que a, a exemplo das iniciações que estão sendo realizadas nas Lojas Simbólicas esta é uma “demonstração de que nossas atividades templárias retomam com força e vigor”, ponderou. “Parabenizo a todos os irmãos que estão iniciando mais uma caminhada nos estudos da filosofia maçônica”, frisou.
Filosofismo
Essa foi a primeira iniciação dos Graus Filosóficos na Inspetoria desde o início das restrições sanitárias provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Os 68 mestres iniciados são pertencentes a 37 Lojas Simbólicas, que passaram a pertencer também aos quadros de sete Lojas de Perfeição de Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa e União da Vitória.
“Esse número nos demonstra que a GLP está viva e muito viva, porque uma iniciação nessa quantidade de Irmãos nos mostra que nossos Mestres estão querendo evoluir e aprender mais, para ajudar em suas Lojas e ao próprio aperfeiçoamento”, disse o Irmão Manif. “Recebemos esses Irmãos que estão querendo dar sequência ao aprendizado com muita alegria e entusiasmo”, enfatizou.
O Irmão Manif agradeceu aos integrantes da 1ª Inspetoria Litúrgica que muito se dedicam a propiciar esse momento, organizando, decorando, elaborando a documentação e estimulando os demais Irmãos. Ele contou que durante o ano de 2020 foram realizadas 157 reuniões virtuais da Inspetoria, número que em 2021 já ultrapassou as 170 reuniões.
A grandeza desta seção tem um significado muito, mas muito muito maior. Trás uma certeza da força da GLP, do forte desejo dos Irmãos de percorrer os degraus filosóficos, e sobretudo emoldura com beleza o REAA que é o fio forte e inquebrável desta corrente. Parabéns a todos os 68 irmãos , em especial aos 14 inciados da ELPG CLODOMIRO NOGUEIRA, e uma agradecimento caloroso ao Soberano Grande Inspetor Litúrgico Ir Manif e a equipe organizadora.