Mais de 300 Irmãos participaram do 1º Encontro de Mestres da Grande Loja do Paraná realizado no último sábado (27), em Curitiba. O mesmo evento já foi realizado em Santa Fé e ainda ocorrerá em Goioerê, Londrina, Pato Branco, Toledo e Ponta Grossa.
Os encontros têm por finalidade demonstrar, por meio de exemplos, como nós, Maçons, temos plenas condições de melhorar a realidade de nossas comunidades com simples atitudes, bem como lembrar aos Mestres os caminhos para que possam aprimorar a qualidade da caminhada maçônica.
“É fundamental para o aperfeiçoamento absorvido em nossos Templos, contar com a permanente ação inovadora do Mestre, também voltada a unir o que está disperso, à evolução do Maçom ao progresso e do meio social, mormente em tempos difíceis, como os atuais”, pontou o Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá.
Palavras dos mestres

Os participantes relataram exatamente esse sentimento, sejam Mestres com maior tempo de Ordem, até aqueles recém exaltados. Um exemplo desses foi demonstrado pelo irmão Antônio Marcos Osti, membro da ARLS Fraternidade Universal nº70, que está há três anos na Ordem e na condição de Mestre há dois meses. “Uma reunião fantástica”, disse ao relatar ser esta a primeira reunião de Mestres que participa. “Desde meu primeiro dia na Maçonaria, Ela tem se mostrado para mim um divisor de águas”, frisou.
Osti reforçou características do programa de ensino da Maçonaria como disciplina e ordem. Ele frisou ainda que os Irmãos, pelo exemplo de postura, podem proporcionar mudanças na sociedade. “Seja pela rua onde moramos, pelo nosso bairro ou cidade, e essa é a grande força da Maçonaria que me impulsiona a participar”, pontou.

Mestre Instalado, Wilson Portes, membro da ARLS Liberdade Igualdade e Fraternidade nº 159, que foi iniciado há 36 anos, ressaltou que discutir o propósito de trabalhamos pela Ordem é algo de extrema importância. “Nós Mestres temos a obrigação de sermos a força viva da Maçonaria perante a sociedade. Somos sempre Maçons, de avental ou não, principalmente no trabalho de tornar feliz a humanidade”, frisou. “Vale muito a pena participar de um encontro como esse”, disse em referência aos Irmãos que poderão participar das próximas etapas.

“Encontros como esse somam muito. Servem para que relembremos o aprendizado dessa estrada e reforçam o entendimento”, declarou o Irmão José Geraldo de Araujo Silva, obreiro da ARLS Luz Invisível nº33 e que tem 20 anos de Ordem.
Entre os mais de 300 Irmãos, o evento contou com a presença do Deputado do Grão-Mestre, Irmão José de Faria, do Past Grão Mestre, Irmão Valdemar Kretschmer, do Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Irmão Aldino Brasil de Souza, do Irmão Manif Antônio Torres Júlio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Grau 33 e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Região, de membros do Superior Tribunal Maçônico, Delegados do Grão-Mestre, Grandes Secretários, membros das Grandes Comissões e Assessores Especiais do Grão-Mestre.
Próximas etapas
10/09 – Goioerê
24/09 – Londrina
08/10 – Pato Branco
15/10 – Toledo
22/10 – Ponta Grossa