Capitulo “Estrela Mística nº 40”, da ordem Estrela do Oriente recebe Carta Constitutiva Definitiva

O primeiro capítulo paranaense da entidade paramaçônica Estrela do Oriente, o Capítulo Estrela Mística nº40, recebeu finalmente a sua Carta Constitutiva Definitiva e realizou a Instalação da nova gestão em sessão pública na sede da Grande Loja do Paraná (GLP), durante o último sábado (18).

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades da Estrela do Oriente provenientes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas, além do Sereníssimo Grão-Mestre da GLP, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, e representantes da Inspetoria Litúrgica e das demais entidades Paramaçônicas.

Durante a solenidade foram instalados os membros que administrarão o capítulo, a Matriarca Silvana Giacomitti Naconaski e o Patriarca Paulo Sergio Monreal Parre, além dos demais cargos ritualísticos.

“É uma alegria assumir ao cargo de Digna Matriarca do primeiro Capítulo da Ordem Estrela do Oriente no nosso estado neste evento que contou com representantes de todas as ordens e potências, isso traz a certeza de que teremos muito apoio para crescer e unir nossa família maçônica”, disse Silvana.

“Essa é uma grande oportunidade de levar nossas esposas e demais parentes femininas a estudar a filosofia a partir dos princípios universais”, disse Parre. “Essa é a instituição que antecede todas as demais paramaçônicas”, explicou.

Ordem filosófica e filantrópica

“A Estrela do Oriente é uma ordem filosófica e filantrópica, que se norteia pelos princípios universais da moral e ética, dedicada a praticar a caridade e a trabalhar em prol da evolução da humanidade”, explicou a Deputada do Grande Capítulo da Estrela do Oriente para a região Sul, Maria Eliza de Castilho Manfré.

O Irmão Elizon de Aquino Costa, que exerce cargo de Deputado do Grande Capítulo da Estrela do Oriente, explicou que o Capítulo Estrela Mística, iniciou os trabalhos em 2018, mas como ainda não tinha 40 membros, estava funcionando como um capítulo sob despensa, porém agora passa a ser um capítulo definitivo e instalado.

Elizon explicou ainda que a Estrela do Oriente se trata de uma ordem iniciática e seus trabalhos são vedados, logo só podem ser apreciados em sessões públicas. “A ordem é formada por Mestre Maçons e de todos os entes femininos de ligação sanguínea com um Mestre Maçom, sejam elas tias, primas, sobrinhas etc”, disse.

O Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio, parabenizou o Capítulo pela conquista, lembrou da importância do saudoso Irmão Renato Bezerra e da Cunhada Claudia para a sua  constituição e desejou muitas felicidades aos integrantes na nova etapa que ora se inicia.  Ressaltou os princípios que unem as entidades paraçônicas e a Ordem Maçônica: “os princípios universais da solidariedade,  do amor fraterno e  aperfeiçoamento do gênero humano são comuns à Maçonaria e às entidades paraçônicas  e, através deles, os seus adeptos também contribuem de forma significativa com a evolução do meio social”, disse.

Ainda durante a solenidade foi feita uma homenagem ao Irmão Renato Bezerra, que foi um dos maiores idealizadores do Capítulo e valoroso Irmão da Grande Loja do Paraná e que hoje encontra-se no Oriente Eterno. Também foi apresentado o maior projeto da ordem no mundo, que se encontra em Barretos, a Casa das Estrelas, que foi criada para dar suporte àqueles que precisam de tratamento próximo ao Hospital do Câncer daquela cidade.

O que é a Ordem Estrela do Oriente?

A Ordem da Estrela do Oriente foi fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado de Kentucky (EUA), sendo uma das mais sólidas instituições ligadas à Maçonaria.

Segundo informações repassadas pela Deputada Maria Eliza, tal sociedade cresceu muito desde então e está representada em todos os continentes, contando, atualmente, com mais de 1.200.000 membros ativos.

A Ordem da Estrela do Oriente chegou ao Brasil em 1997 no Rio de Janeiro e, em São Paulo em 1999. Hoje está presente em muitos estados brasileiros, sendo que no Estado de São Paulo, conta com um Grande Capítulo, fundado no dia 02 de agosto de 2003, o primeiro na América Latina e ainda único no país.  Possui uma coordenação global sediada no Grande Capítulo Geral, em Washington (EUA).

Em 2013, iniciou-se no Grande Capítulo de São Paulo, um projeto de construção de um centro de apoio a pacientes com câncer na cidade de Barretos, cujo hospital é uma referência internacional no tratamento dessa doença.

Atualmente, após um trabalho incessante dos membros da Ordem em todo o país, ajuda de amigos e simpatizantes, inúmeras campanhas e eventos, o empreendimento é uma realidade: um edifício com três pavimentos, 24 apartamentos, área de lazer e convivência e demais comodidades para atender o melhor possível quem ali se hospeda. Passou a ser uma fundação, denominada “Fundação Casa das Estrelas”, voltada para os membros da organização, seus parentes e outros, havendo possibilidade e disponibilidade.

Filosofia

A Deputada explicou ainda que a Ordem tem a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo.

Maria Eliza enfatizou que fazem parte da Ordem homens e mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo, contudo, uma religião nem uma sociedade feminista e muito menos uma “maçonaria feminina ou mista”.

Ela explica que, por meio de trabalhos ritualísticos, tem o propósito de ressaltar qualidades morais e espirituais; edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir o próximo. Vale destacar que suas reuniões são realizadas em templos maçônicos ou em salas capitulares.

A Deputada conta que, para ser membro da Estrela do Oriente, no caso do gênero masculino, deve ser mestre maçom regular e, no caso das mulheres, é preciso que possua parentesco com mestre maçom regular e que tenha idade superior a dezoito anos completos.

Segundo ela, a Maçonaria lhes honra com o indispensável patrocínio, todavia, eles desenvolvem liturgia própria, sem paralelo e referência com as praticadas pela Augusta e Sublime Ordem Maçônica.

Comments (5)

Paulo Sérgio Monreal Parré

Parabéns! A Grande Loja do Paraná que deu seu apoio ao nascimento deste 1o Capítulo da OEO no Estado do Paraná , faremos todos os esforços possíveis para o Crescimento de mais esta Ordem Paramaçonicas,
Meus Agradecimentos
Paulo Sérgio Monreal Parré
Digno Patriarca
Capítulo Estrela Mistica 40
Da Ordem Estrela do Oriente

PARABÉNS, mais uma etapa vencida.
Votos de muito progresso e alegria.
Os dedicados membros merecem louvor.

Parabens

Eniedna Maria Landim Macedo Oliveira

É com imensa felicidade que eu,Eniedna Landim Macedo, DM Cap.Messias Filgueiras Macedo UD,venho desejar em nome do nosso Capítulo, muito sucesso e prosperidade para o Cap.Estrela Mística. Fraterno Abraço a todos.

[…] Mas, afinal, quem pode fazer parte? Para ser membro da Estrela do Oriente, no caso do gênero masculino, deve ser Mestre Maçom regular e, no caso das mulheres, é preciso que possua parentesco com um Mestre Maçom regular e que tenha idade superior a 18 anos completos. No Paraná, a Ordem conta com o Capítulo Estrela Mística nº40. […]

Deixe seu comentário