Cidade canção celebra, no dia do maçom, a consagração do templo e a entrega da carta constitutiva permanente

Sérgio Brum, Grande Secretário Adjunto de Comunicação Institucional

Em encontro marcante da maçonaria paranaense, no último domingo (20.08.2023), irmãos de diversos orientes, participaram da Cerimônia de Consagração do Templo e da entrega solene da Carta Constitutiva Permanente à ARLS Cidade Canção nº 195 – Rito Schröder, do Oriente de Maringá – PR.

A regularização foi conduzida pela Comissão Regularizadora, presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Marco Antônio Corrêa de Sá e formada pelo Eminente Deputado do Grão Mestre, José de Faria, pelo Past Grão-Mestre João Carlos Silveira e pelos ilustres Irmãos: Paulo Fernando Santana, José Maria Vieira e Gustavo Azevedo Pinto, Eminentes Delegados do Grão-Mestre; Fernando Sergio Lopes, Ministro do Superior Tribunal Maçônico; José Aparecido Lourenço, Grande Inspetor Litúrgico da 5ª Região Litúrgica do SCG-33 do REAA; Sérgio Antônio Brum, Grande Secretário Adjunto de Comunicação Institucional; José Benedito Câmara, Grande Secretário Adjunto de Ação Social, Evanir Marques Pereira, Membro da Grande Comissão para Entidades Paramaçônicas, Luciano Pacheco Gonçalves, Jovane Cuani Correa, Ulysses Cecato, Marcelo Negri Soares, demais Mestres Instalados presentes e convidados especiais.

Testemunharam o evento, representantes de Lojas da jurisdição e de outras potências, destaque para o Poderoso Irmão José Buzato, Grande Inspetor Litúrgico da 6ª Região Litúrgica Especial para o GOP do SCG-33 do REAA.

Inauguração e Consagração

Seguindo as tradições maçônicas e os preceitos da Grande Loja do Paraná, a Comissão Regularizadora executou o Ritual específico de Consagração do templo ARLS Cidade Canção, localizado à Rua Antônio José Perez Corrêa, 1164, Jardim São Conrado no Oriente de Maringá, cujo espaço passa a ter permissão para desenvolver plenamente, os trabalhos maçônicos nos graus simbólicos.

Entrega da Carta Constitutiva Permanente

Fundada em 03 de junho de 2022 a ARLS Cidade Canção teve sua Carta Constitutiva Provisória concedida em 22 de julho de 2022, conforme o ato 199-2020/2023 da GLP. Durante este ano a diretoria da Loja se esmerou na admissão de novos membros e na locação de espaço para a sede. A concessão formal da Carta Constitutiva Permanente, regulamentada pelo decreto Nº 011 – 2023/2026 e foi entregue de forma protocolar pelo SGM Marco Antônio Corrêa de Sá, ao Venerável Mestre da Loja, Irmão Antônio Maria Reinaldo que ao recebê-la, deixou uma mensagem para reflexão:

“Fico feliz por estarmos fazendo um benefício para o futuro, para outras pessoas. Para que estas possam usufruir e serem agradecidas pelo passado, por aqueles que fizeram um pouquinho por eles, para que possam realizar os seus sonhos e transmitir paz, luz e conhecimento a outros. A vida é passageira. Nós passamos aqui. Então temos que deixar um legado para facilitar a vida dos outros. O sonho está realizado”. 

A entrega da Carta Constitutiva Permanente não apenas valida a existência formal da Loja, mas, também reconhece a sua missão de ajudar na divulgação do Rito Schröder no estado.

Cidade Canção

A ARLS Cidade Canção adotou a inspiração do compositor Joubert de Carvalho, que lá nos anos 1930 criou a canção “Maringá”, que foi sucesso no Brasil inteiro e é a dística deste que hoje é o terceiro maior município do Paraná. Assim, a Loja homenageia a cidade que a recebe e onde vivem os seus obreiros, para promover a sua identidade com os valores sociais e individuais característicos das pessoas que vivem naquele oriente. 

Reconhecimentos e Homenagens

Como expressão de profundo agradecimento pelo amparo, estímulo e carinho recebido pela Loja Cidade Canção, o Venerável Mestre, Antônio Maria Reinaldo, rendeu homenagens ao Sereníssimo Grão-Mestre Marco Antônio Corrêa de Sá, entregando-lhe em nome da Loja, uma Placa alusiva ao evento. O SGM foi ainda laureado com a Comenda da Loja e presenteado com uma faca personalizada, como forma de estreitamento da amizade e da cordialidade sempre presente nas atitudes do Irmão Marco Antônio.

Pela Fraternidade! Como forma de selar a aliança construída entre as Lojas desde a fase embrionária, nas cerimônias de Iniciações, Promoções e Elevações de Irmãos para a formação do quadro de Obreiros da anfitriã o Venerável Mestre da ARLS Grão-Mestre Sidney Pinto nº 184, Irmão Dilair Bianchin Gonçalves, entregou ao VM Antônio Reinaldo, uma Placa emoldurada como lembrança, invocando “a prosperidade que juntas, as Lojas podem conquistar para o Rito Schröder”.

Os atos de reconhecimento seguiram com as homenagens da Loja anfitriã, em reconhecimento e agradecimentos às Lojas: Grão-Mestre Sidney Pinto nº 184 – Cascavel e Fraternidade Universitária nº 186 – Maringá, ambas da GLP e Schröder nº 145 – Maringá do GOP.

Uso da Palavra

Em nome da GLP, o Irmão Orador Sérgio Antônio Brum, reforçou os sentimentos de júbilo manifestados pelo Sereníssimo Grão-Mestre na fala de abertura da cerimônia. Ressaltou a importância da restituição da Luz sobre as trevas, proporcionada pela Consagração do Templo. Disse ser a Carta Constitutiva Permanente, recebida pela Loja, não apenas um documento legal, mas sim o reconhecimento da dignidade da Loja para exercer plenamente os seus direitos. Exortou os obreiros da ARLS Cidade Canção a manterem o compromisso assumido junto a GLP, como portadores de um legado para os maçons futuros. Concluiu felicitando a homenageada e a todos os Maçons pelo seu dia.

Encerramento

Ao encerrar as Cerimônias, com sua costumeira alegria e determinação, o SGM, rogou uma existência próspera para a Loja Cidade Canção nº195 e celebrando a auspiciosa conquista solicitou três vivas a ela, sendo entusiasticamente acompanhado por todos os presentes: viva! viva! viva!

Após o encerramento da Cerimônia, já no Átrio, o SGM Marco Antônio Corrêa de Sá, acompanhado do Eminente Deputado José de Faria, do Past Grão-Mestres João Carlos Silveira a convite do Poderoso Irmão José Buzato, Grande Inspetor Litúrgico da 6ª Região Litúrgica Especial para o GOP do SCG-33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, descerraram, uma placa comemorativa ao evento, oferecida por aquela Delegacia Litúrgica.

Pelo Rito Schröder

A Consagração do Templo e a Entrega da Carta Constitutiva Permanente à ARLS Cidade Canção de Maringá é um marco significativo alcançado para o Rito Schröder no contexto da Grande Loja do Paraná. O Rito passa contar com três Lojas regulares e seu impacto deve se estender além das paredes da nova casa. Por certo, deve influenciar as gerações vindouras.