Comemoração de 10 Anos de Fundação da Loja Francisco de Paula Killian Nº 152. SJP.

 

Em 22 de dezembro de 2010, foi fundada no Oriente de São José dos Pinhais

  • A. R. LOJA SIMBÓLICA FRANCISCO DE PAULA KILLIAN Nº 152.

Que completa nesta data, o seu 10º Aniversário de Fundação.

O objetivo principal da fundação da Loja Francisco de Paula Killian, foi dar sequencia a um projeto gerado no ano 2000, pelos Irmãos da Loja Cavaleiros da Arte Real Nº 76, que consistia em promover a Maçonaria em São José dos Pinhais, pela criação de novas Lojas Maçônicas.

Sabia-se que duas “Lojas Históricas”, teriam funcionado entre 1896 e 1920: A Loja Socorro em 1896 e a Loja Barão do Rio Branco em 1913. Somente em 1987 é que foi fundada em São José dos Pinhais uma nova Loja Maçônica, ou seja 67 Anos depois, não condizendo com o Número de habitantes da cidade, já que a população duplicou no mesmo período.

A Loja Francisco de Paula Killian, filiada a Grande Loja do Paraná, foi a 10ª Loja Maçônica da História da Cidade, cuja fundação ocorreu em 22 de janeiro de 2010, sendo seu Venerável Mestre o Irmão João Pereira, indicado por unanimidade, para presidir a nova Instituição em seus passos iniciais.

O título distintivo adotado como: Francisco de Paula Killian, teve por propósito homenagear a memória do Maçom fundador e Venerável Mestre da 1ª Loja Maçônica de São José dos Pinhais (Loja Socorro em 1896), sendo também Prefeito da Cidade, primeiro nomeado em 1894 e depois eleito por 3 gestões consecutivas de 1908 a 1920.

A Carta Constitutiva Provisória, foi entregue no dia 16 de março de 2011, em cerimônia realizada na Grande Loja do Paraná, entregue pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão João Carlos Silveira. E em 16 de março de 2012 em Sessão Magna realizada no Templo da Loja Gralha Azul e presidida eplo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Iraci da Silva Borges, com a Regularização e entrega da Carta Constitutiva Permanente.

Hoje a Loja Francisco de Paula Killian Nº 152, conta no seu Quadro de Obreiros com 20 Irmãos, sendo: 4 Aprendizes, 1 Companheiro, 11 Mestres e 4 Mestres Instalados e o seu Venerável Mestre eleito para o biênio 2020/2022 é o Irmão José Carlos Vanzo.

Convém destacar a participação do Irmão João Pereira, um dos baluartes da Maçonaria em São José dos Pinhais, tanto Templáriamente, como no seu dia a dia, demonstrando muita visão, correção, imparcialidade e altruísmo em suas ações.

A Grande Loja do Paraná, através do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e o Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, “Parabenizam” aos Obreiros da Loja Francisco de Paula Killian Nº 152 do Oriente de São José dos Pinhais, pela passagem do 10º Aniversário de fundação. Que os propósitos dos projetos criados em 2000 continuem frutificando e que cada uma das Lojas criadas, possam ser espelhos de seus idealizadores para fortalecimento da Maçonaria em São José dos Pinhais.

Parabéns Loja Francisco de Paula Killian Nº 152 – São José dos Pinhais.

Viva ! Viva ! Viva !

Saudoso Irmão João Pereira.

Deixe seu comentário