A Assembleia Legislativa aprovou inovações no Regulamento Geral da Grande Loja do Paraná, durante a sua 4ª sessão ordinária realizada neste sábado (09), em Curitiba. Participaram da sessão aproximadamente 120 representantes das Lojas com direito a voto.
Para o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá, a atualização do Regulamento Geral traduz as necessidades cotidianas das Lojas e o uso da tecnologia, sem olvidar do dever que temos em observar as nossas tradições e antigas obrigações: “As inovações aprovadas pela Assembleia preservam os nossos princípios, tradições e antigas obrigações, mas também nos permitem utilizar a tecnologia em prol do aperfeiçoamento do homem maçom, na medida em que proporcionarão às Lojas a otimização do tempo em suas sessões. Além disso, zelam pela observância das Leis do País e ajustam o nosso ordenamento legal a elas.”
As alterações aprovadas já vinham sendo abordadas junto aos Veneráveis Mestres durante as Sessões da Assembleia realizadas no decorrer do ano, bem como a consolidação que foi posta em votação.
Principais alterações
A reforma parcial tornou facultativa às Lojas a utilização de pré-proposta no processo de admissão de profanos, porém com o seu expresso consentimento quanto a divulgação dos seus dados para fins exclusivamente maçônicos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Também tornou possível o desenvolvimento de sistema eletrônico de votação nas futuras eleições; ampliou prazos prescricionais de âmbito da Justiça Maçônica para a primeira e segunda instâncias; e criou a possibilidade de eliminação por inadimplência a obreiros que estejam com direitos maçônicos suspensos ou preventivamente cobertos.
Outra inovação se deu quanto à possibilidade da realização de reuniões virtuais para tratar de assuntos ou atos administrativos, de forma a ampliar o tempo de estudos nas sessões maçônicas templárias. Logo, a partir de agora, as Lojas que assim desejarem poderão realizar, por exemplo, a leitura de boletins da GLP, de balaústre (exceto aprovações), de Atos e Decretos, de estudos e palestras na forma virtual, em data diversa da sessão maçônica templária, mantida a sua obrigatoriedade quanto a realização semanal.
Além do Grão-Mestre e de seu Deputado, Irmão José de Faria, participaram da sessão os Past Grão-Mestres Irmãos Valdemar Kretschmer, Iraci da Silva Borges e João Carlos Silveira, o Past Deputado José Fernando de Paula, o presidente do Superior Tribunal Maçônico, Irmão Glaucio Antônio Pereira, Delegados, Grandes Oficiais, Ministros do Superior Tribunal Maçônico e integrantes das Grandes Comissões. Após a Sessão, todos foram recepcionados em ágape fraternal, juntamente com as cunhadas que se encontravam no Salão de Eventos.
Um g ande passo na atualização de procedimentos administrativos. Parabéns!