A Loja Discípulos dos Essênios celebrou seus 70 anos de fundação com um Jantar Dançante no Rancho Brasil, localizado no município de Florestópolis, a cerca de 10 quilômetros do Oriente de Porecatu (PR), sede da Discípulos dos Essênios. A celebração reuniu Irmãos, convidados e autoridades maçônicas em uma noite marcada por homenagens, discursos e confraternização.
“Com muita satisfação estivemos presentes no Jantar Dançante em comemoração aos 70 anos de plena vida maçônica da ARLS Discípulos dos Essênios Nº 12, celebrando este importante marco histórico para todos nós, oportunidade em que agradecemos a constante parceria e harmonia da Loja e seus Obreiros para com a Grande Loja do Paraná”, disse o Sereníssimo Grão-Mestre, Marco Antônio Corrêa de Sá.
O ponto alto da cerimônia foi a entrega de uma placa comemorativa oferecida pela Grande Loja do Paraná, entregue pessoalmente pelo Sereníssimo Grão-Mestre ao Venerável Mestre, Irmão Marcio Aparecido Prins. A homenagem reforça o reconhecimento da importância histórica e social da loja ao longo de suas sete décadas de atividades.
Durante o evento, também foi concedido o título de Gralha Azul ao Irmão Agamenon Newton Paduan, o maçom mais antigo da loja, ainda ativo desde sua iniciação. Ele recebeu a comenda, o bóton e o diploma em uma cerimônia solene, marcada por forte emoção e reverência à sua longa trajetória dentro da Ordem.
Antes do jantar dançante, o Irmão Roberto Luiz Bachmann fez um breve resumo da história da loja apresentado e destacando marcos relevantes do Brasil e do mundo ao longo dos 70 anos da Discípulos dos Essênios.
O Grão-Mestre encerrou a parte protocolar com um discurso ressaltando a importância do trabalho da loja, a dedicação de seus membros e o legado construído ao longo do tempo.
Participaram da comitiva do Grão-Mestre, o Eminente Deputado, Irmão José de Faria; o Ministro Presidente do Superior Tribunal Maçônico, Irmão Gláucio Antônio Pereira; o Eminente Delegado do 6º Distrito, Irmão Rubens Maurílio Gatti e o Grande 2ºVigilante Irmão Celso José Mello.
A noite seguiu com um animado baile, celebrando não apenas a história da loja, mas também a união fraterna e o compromisso com os valores da maçonaria.









