A Fundação da Loja Major Cícero Marques Nº 64, no Oriente de Curitiba, aconteceu no dia 11 de julho de 1984, deveu-se ao afluxo de Irmãos do Interior para Capital do Estado. para exercer suas atividades profissionais, na Receita Estadual do Paraná ou no Banco Bamerindus.
O desejo de construir uma nova Loja Maçônica, aproximou os Irmãos:
- Adailton Barros Bittencourt.
- Clayton Ribeiro da Silva.
- De, rcio Elias Stresser.
- Edson Luiz Vidal Pinto.
- Eduvaldo Gusmão dos Anjos.
- Eurico Nunes Pereira.
- Geraldo José Fleischer.
- João Antônio Neto.
- José Carlos de Carvalho.
- José Roberto dos Santos.
- Sergino José dos Santos.
- Sidney Pinto.
A iniciativa coube ao Irmão Sidney Pinto, Past Venerável da Loja Acácia do Oeste I Nº 44 do Oriente de Cascavel e executivo do Bamerindus, que com o propósito de fundação de uma nova Loja Maçônica na cidade de Curitiba, visitou o Irmão Adailton Barros Bittencourt, Past Venerável da Loja Oliveira Zanini Nº 45 do Oriente de Campo Mourão, na Receita do Estado do Paraná.
No dia 11 de julho de 1984, na residência do Irmão Adailton, compareceram, dentre outros o Irmão Sidney Pinto, portando a autorização do Grão Mestre Irmão Antonio Serur, para fundação da Loja, participaram o Irmão Ângelo Palhares da Loja Apóstolos da Caridade Nº 21, representando o Grão Mestre e o Irmão Trajano Ferreira Martins da Loja Dario Vellozo Nº 6.
Por deliberação dos presentes, a reunião foi presidida pelo Irmão Sidney Pinto, que convidou o Irmão Trajano para secretaria-lo. Aprovada a fundação, foi escolhido por unanimidade, para o nome da Loja, o Irmão Major Cícero Marques, Past Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Paraná, que havia partido para o Oriente Eterno no dia 26 de fevereiro de 1984.
O Primeiro Venerável Mestre escolhido foi o Irmão Sidney Pinto, a primeira Sessão Ritualística foi realizada no Templo da Loja Dario Vellozo Nº6 no Bairro das Mercês durante o período de 1984 a 1993
No dia 20 de Agosto de 1984, foi entregue a Carta Constitutiva Provisória, conforme Decreto Nº 11 – 1983/1986 pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Antônio Serur. No dia 12 de julho de 1985, foi realizada a Sessão Magna de Inauguração, Regularização e Filiação da Loja Major Cícero Marques Nº 64. E pelo Decreto 024-1983/1986 que tornou a Loja Major Cícero Marques Nº 64 como Reconhecida e Filiada à Grande Loja do Paraná.
Em 9 de setembro de 1993, na gestão do Venerável Mestre Maroni Luiz de Souza, foi iniciada a Construção do Templo, em comemoração aos 10 Anos da Loja. Sendo que no dia 11 de março de 1994 foi realizada a Sagração do Templo recém construido.
No transcurso dos anos, alguns dos Irmãos partiram para o Oriente Eterno, enquanto outros optaram por trilhar caminhos diversos da Maçonaria; porém todos, sem exceção, deixaram uma marca indelével em nossos corações e muita saudade.
A Grande Loja do Paraná, pelo seu Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, saúdam todos os Obreiros da Loja Major Cícero Marques Nº 64, pelos trabalhos que vem sendo realizados quer Templariamente como nas atividades das Cunhadas na parte Social, “Parabenizando-os” pelos 36 Anos de fundação, certos de um futuro de grandes realizações.
Parabéns Loja Major Cícero Marques Nº 64.
Viva ! Viva ! Viva !