A História da Loja Estrela do Oeste I Nº 24 do Oriente de Toledo, tem seu inicio com o Irmão Getúlio Pereira Salermo, que a época residia em Campo Mourão e promoveu alguns contatos e reuniões com a finalidade de fundar em Toledo uma Loja Maçônica.
No dia 11 de julho de 1969, os Irmãos enviaram uma prancha endereçada à Grande Loja do Paraná, fazendo um pedido para Fundação da Loja Estrela do Oeste. No dia 22 de setembro a GLP envia a Carta Constitutiva Provisória, autorizando o seu funcionamento regular.
Foram fundadores da Loja Estrela Oeste I Nº 24 os Irmãos:
- Thimoteo Bussmann (1º Venerável Mestre).
- Eugênio Fávaro
- Rubens Fávaro
- Heriberto Beutler Cecco
- Waldomiro Capdebosq
- Wilhelms Winnikes
- Carlos Winnikes.
O 1º Templo construido na Rua Dr. Flores Nº 877 de madeira, foi Sagrado no dia 14 de dezembro de 1974, realizada pelo Grão Mestre Irmão Sérgio Manoel Corsino Dias Paredes. Em 18 de junho de 1983, ocorreu a Sagração do Templo construido na Rua General Rondon Nº 2238, endereço atual.
“A Estrela do Oeste I hoje comemora seus 51 anos de existência e atuação no Oeste do Paraná com orgulho do seu passado, fé e trabalho para dar continuidade às suas atividades no momento atual e esperança no seu futuro junto a sociedade toledana”
“Olhamos para esses 51 anos e temos muito a agradecer a cada obreiro desta Oficina que, de forma ativa, fraternal e solidária, construíram seus alicerces e levantaram as colunas de uma Loja harmônica, participativa e unida, onde se pratica a arte de lapidar seus membros para transformar nosso meio pelos princípios do equilíbrio, justiça e perfeição”. (Venerável Mestre Irmão Christian Floriano e Silva).
O Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e o Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, cumprimentam os Irmãos da Loja Estrela do Oeste I Nº 24 do Oriente de Toledo, pela passagem do 51º Aniversário de Fundação, desejando sucesso em seus trabalhos e realizações, engrandecendo o nome da Maçonaria.
Parabéns a Loja Estrela do Oeste I nº 24 e principalmente a cada Irmão, Cunhada e Sobrinho(a) que juntos compõem a família maçônica e contribuem para que cada desafio seja superado e que cada conquista seja assimilada com sabedoria, promovendo força aos seus trabalhos e beleza nas suas ações.
Viva, Viva, Viva!!!



