Passados 4 anos da fundação da última Loja Maçônica do município de Guarapuava no Estado do Paraná e tendo em vista o número crescente de Irmãos ingressando à Fraternidade, um grupo de 16 irmãos resolveram fundar em Guarapuava, uma nova Loja Maçônica, para que todos os Irmãos tenham a oportunidade de ocupar um cargo, a fim de expandir seus conhecimentos na maçonaria, porém, com um rito diferente do que as 5 Lojas do município já praticavam.
Paralelamente a essa proposta houve a inclusão do Sagrado Arco Real de Jerusalém pela Grande Loja do Paraná, uma ordem Colateral da Maçonaria Simbólica com origem inglesa e foi assim que surgiu a ideia de trazer o Ritual de Emulação, que teve sua origem do antigo ofício (Rito de Craft) e foi desenvolvido para Unificar a Maçonaria Inglesa após a união da Grande Loja dos Modernos com a dos Antigos.
Um Grupo Capitaneado pelo Delegado do Distrito Irmão Paulo Caggiano, iniciaram o estudo de viabilidade da implantação desse Ritual nas terras do terceiro planalto, após o estudo, a elaboração de um planejamento bem desenvolvido e o apoio incondicional das Lojas do Município, através de seus Veneráveis Mestres e da Grande Loja do Paraná. Toda essa viabilidade só foi possível graças ao Irmão Renato Alexandre Gouvea que como bom Mestre, não mediu esforços para ensinar a prática correta e a história desse belíssimo Ritual. Então, foi forjada uma nova oficina.
Após o projeto ter tomado forma, ficou a critério dos 9 primeiros irmãos escolherem o nome da Oficina, que através de pesquisas e um debate porfírico, os irmãos chegaram ao consenso de que a Nova Loja deveria abrigar o Nome do Patrimônio Histórico de nossa região o “Fortim Atalaia”. Patrimônio esse que foi construído quando houve o início do povoamento de Guarapuava no século XVIII, por meio das Expedições do Tibagi e sendo concretizado pela Real Expedição de Conquista do Povoamento dos Campos de Guarapuava, comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que chegou à região em 17 de Junho de 1810 e fez construir o Fortim Atalaia, onde abrigou as primeiras tropas, seus familiares e povoadores que dela fizeram parte. O Fortim Atalaia protegeu os componentes da Expedição dos frequentes ataques dos índios, pertencentes às três tribos que habitavam a região (Camés, Votorões e Cayeres ou Dorins).
Por ser originada através das Oficinas Cavaleiros da Acácia e da Acácia do Terceiro Planalto foi pensado em utilizar a Palavra Guardiões, pois para essa nova oficina seria levado todas as boas práticas que ali existiam uma espécie de legado, honra e agradecimento pelas práticas ilibadas que foram ensinadas e erigidas por essas lojas ao longo da história maçônica em Guarapuava. Os membros seriam guardiões dessa tradição e de seus valores, surgindo então, no dia
- 17 de Junho de 2019 às 19h00min a
- Loja Guardiões do Fortim Atalaia Nº 188
a qual contou com os seguintes membros Fundares:
- Adriano de Oliveira Torres Carrasco
- Allan Marcos Araújo Sebiel
- José Carlos Cassoli
- José de Jesus do Couto
- Loan Phellipe Motyl
- Maico Taras da Cunha
- Marcelo Maravieski
- Mário César da Silva Pereira
- Nelson Becker Junior
- Odair Oliveira Junior
- Pablo Shylandoa Martins da Costa
- Pedro Alberto Ilibrante
- Rodrigo Marques Cassoli
- Rodrigo Thomaz Michaloski Oliveira
- Tanios Carlos Abdallah e
- Tanios Carlos Kozan Abdallah.
A Grande Loja do Paraná, representada pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Marco Antônio Corrêa de Sá e pelo Eminente Deputado do Grão Mestre Irmão José de Faria, com muita satisfação ve nascer uma Estrela que já brilha forte na Constelação da Grande Loja do Paraná e que comemora o seu 1º Aniversário, na certeza de que, será pujante, altaneira e filosófica, pela vontade e conhecimento de seus participantes.
Parabéns e Vida Longa a Guardiões do Fortim Atalaia Nº 188.
Viva ! Viva ! Viva !



